NGC GRADUANDO MOEDAS FALSAS – Teria sido um equívoco?



Infelizmente nem mesmo a poderosa certificadora NGC (Numismatic Guaranty Corporation) está livre dos falsários. Um equívoco cometido que certamente custou muito caro, pois alguém revendeu a moeda em questão como autêntica e outro ficou com o prejuízo. A empresa certificou a moeda falsa pertencente a numismática brasileira e logo teve sua imagem viralizada nos principais grupos numismáticos na web. A empresa não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Falsificações – Já foi bem mais fácil reconhecer uma falsificação chinesa, eles estão evoluindo neste quesito e até já aprimoraram o cunho das peças. A peça exposta neste artigo não enganaria um experiente numismata brasileiro, mas parece ter enganado os olhos experientes dos classificadores da NGC. Moedas com o cunho muito parecido já circulam entre os oportunistas, mas ainda existem um grande número de falsificações mais antigas em quantidades expressivas.


Forma não convencional para descobrir se a peça é boa? – Não sabemos o motivo, talvez por se tratar de designe ou por ser uma moeda muito grande, o disco ficou abaulado. Umas mais outras menos, mas todas ficaram. Se pegarmos a moeda de 4000 réis e colocarmos com o Cabral virado para baixo (assim, a parte côncava ficará para cima), colocaremos a moeda em uma superfície de vidro, e daremos um pequeno giro, tal como um pião, se a moeda girar é podemos considerá-la boa. O método é agressivo e poderá causar um desconforto por parte de quem está vendendo a peça, mas ainda oferece segurança ao comprador caso este não conheça a procedência do vendedor.

Se a moeda não girar é devido ao fato de o disco não estar côncavo, sendo, portanto, uma falsificação. Nas moedas verdadeiras, por menor que seja o abaulamento, ela girará.

Posso comprar réplicas ou falsificações? O meu conselho sempre será não! As moedas falsas e as réplicas estão tomando o mercado e acabam por destruir a beleza e a importância da preservação da memória monetária nacional e mundial. Ao comprar uma moeda falsa você estará financiando um mercado que não possui qualquer compromisso com a preservação da história. Pense nisso!

4000 Réis - 1900 (Verdadeira)

Você deve ter extremo cuidado ao comprar peças pela internet ou até mesmo com vendedores físicos os quais não poderá comprovar ou verificar sua idoneidade. Tome cuidado!

Referencias e imagens – Moedas do Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem