gtag('config', 'UA-56722592-1');
  >> PRESENTE EM MAIS DE 40 PAÍSES - BEM VINDO AO NOSSO BLOG!!! >>

Considerações sobre os carimbos "PIRATINI" - A duvida de Prober

Anais do MHN volume XXXVI - 2004

Prober reconheceu o carimbo Piratini com inscrições e outros detalhes que tempos depois o mesmo Prober chamaria de falso. Acompanhe o estudo realizado pelo MHN que comprova a duvida de Prober e abre as portas para novas pesquisas sobre o carimbo Piratini.


Veja acima, que não era previsto o carimbo na lei, tão pouco suas alegorias. E que Prober baseou seu estudo em outra pesquisa realizada anteriormente e que não é satisfatória no tocante ao carimbo.


Prober assume o regionalismo do carimbo e deixa claro que o carimbo era usado para evitar falsificações de moedas à época, podendo sim ter sido alterado em suas alegorias como evolução utilizado como dispositivo de segurança e o mesmo Prober coloca que com o carimbo o valor das moedas eram reduzidos e com isso quem falsificaria nesta época um carimbo para depreciar a moeda fazendo com que o portador perca dinheiro. Talvez devemos nos fazer esta pergunta!

Veja que Prober considera todos os carimbos como legítimos e depois sem um estudo contundente e depois de algumas pesquisas tendenciosas considera os carimbos falsos criando um descrição do que seria o carimbo oficial. Mas pergunto aos amigos...Como oficial se nem a lei o descrevia em formato e alegorias...

Devemos observar falsificações sim! Pois todas as moedas e cédulas correm o risco de serem falsificadas mas de acordo com o estudo sério do MHN podemos concluir que Prober considerou verdadeiro, voltou atras e publicou "de acordo com seus estudos" o que seria o carimbo verdadeiro tendenciando outras gerações a desconsiderarem as outras formas e variantes do carimbo. Devemos abrir novamente as portas do passado e estudarmos as fontes para não cometermos uma injustiça com a história de um povo e de um pais!  

Bruno Diniz