>>Colecione moedas e cédulas do Brasil e do Mundo!!! Venha ser um colecionador...

Datação das Moedas do Japão


Se voce aprecia as peças japonesas, mas vê dificuldade em datá-las esse artigo vai elucidar ainda mais as duvidas que ainda restam nas mentes dos numismatas mais dedicados.


Ficheiro:Flag of Japan.svg  Ficheiro:Japanese Imperial Seal.svg
*Bandeira e Selo Imperial do Japão

Bem, a coisa é simples. Seguem abaixo os numerais japoneses:

1 一 ichi (se lê “iti”)2 二 ni3 三 san4 四 shi ou yon5 五 go6 六 roku (o “ro” se lê como em “couro”, não como em “carro”)7 七 shichi (se lê “shiti”) ou nana8 八 hachi (se lê “hati”)9 九 kyuu ou ku10 十 juu

E aqui temos as "eras" que interessam para as datações:

1 - Meiji - 1867/1912 (Imperador Mutsuhito)2 - Taisho - 1912/1926 (Imperador Yoshihito)3 - Showa - 1926/1989 (Imperador Hiroito)4 - Heisei - 1989/presente data (Imperador Akihito)

Ficheiro:Meiji tenno1.jpg
*Imperador Meiji (1867-1912), que deu início à cunhagem japonesa moderna



O primeiro passo ao pegarmos uma moeda japonesa de cunhagem mecânica (as cunhagens manuais já fogem a essa regra) é procurar a linha onde se encontram os números referentes a datação. Encontrada, vamos ver quantos algarismos estão lá, e como a partir deles, devemos calcular a data com relação ao nosso calendário.
Vamos achar assim um número (exemplo: 3, 16, 23, etc...) que vai corresponder não exatamente à datação, mas sim ao ano da "era", ou seja: Ao ano de reinado de determinado imperador.
Assim, temos que saber de antemão a data de ascensão do referido imperador ao trono, aí basta somar a essa data o número que encontramos, correspondente ao ano de reinado, e teremos aí a datação da peça conforme o nosso calendário.

Vamos aos exemplos:


Imagem

Essa peça é um Yen de 1891, ano de ascensão 24. 


Vamos utilizar a moeda acima como exemplo:

Prestem atenção aos caracteres na linha superior, do lado direito do dragão. Lá vemos a presença de numerais entre os diversos caracteres (vide tabela acima). O primeiro caractere dessa linha é um símbolo que corresponde à "era" (nesse caso Meiji), indica a era, mas não diretamente a datação, não é um numeral.

O segundo, o terceiro e o quarto caracteres (nesse caso) são os numerais de datação. No caso dessa moeda temos: 4, 10 e 2, nessa ordem (四, 十, 二).

Então, quando tivermos 3 números, faremos o seguinte: multiplicamos o último pelo do meio (que representa a casa decimal) (2X10), e teremos assim o "20". 

Ao numero obtido, somaremos o primeiro número encontrado na linha (o 4), e assim, obteremos o número final, 24, que é a data de reinado do imperador.
O ano de ascensão Meiji é 1867, somando-se os 24 anos de reinado que obtivemos temos exatamente 1891!




Segue mais um exemplo:

Imagem


1 sen japones de 1886. Vamos de novo a linha dos numerais. Lá estão, após o primeiro caractere que representa a era (Meiji), dois números: 9 e 10 (九, 十).

Nesse caso, com apenas 2 numerais, não precisamos multiplicar nada, basta somar, e vamos obter 19 como ano de reinado - ano de ascensão Meiji: 1867 + 19 (ano do reinado) = 1886;
Mais um:

Imagem


Esse é um Yen 1870. (foto da internet)



Na linha de datação, após o primeiro caractere (Meiji), encontramos apenas 1 numeral, no caso um 3 (三).


Assim, basta nesse caso somarmos a data de ascensão Meiji, 1867, com esse único numero encontrado, 3 anos de reinado, e obteremos a data final 1870.

No catálogo Krause (World Coins) está uma consulta facilitada as "eras" e suas respectivas cunhagens. Espero que tenha sido de valia mais esse contributo.