Datação das Moedas do Japão


Se voce aprecia as peças japonesas, mas vê dificuldade em datá-las esse artigo vai elucidar ainda mais as duvidas que ainda restam nas mentes dos numismatas mais dedicados.


Ficheiro:Flag of Japan.svg  Ficheiro:Japanese Imperial Seal.svg
*Bandeira e Selo Imperial do Japão

Bem, a coisa é simples. Seguem abaixo os numerais japoneses:

1 一 ichi (se lê “iti”)2 二 ni3 三 san4 四 shi ou yon5 五 go6 六 roku (o “ro” se lê como em “couro”, não como em “carro”)7 七 shichi (se lê “shiti”) ou nana8 八 hachi (se lê “hati”)9 九 kyuu ou ku10 十 juu

E aqui temos as "eras" que interessam para as datações:

1 - Meiji - 1867/1912 (Imperador Mutsuhito)2 - Taisho - 1912/1926 (Imperador Yoshihito)3 - Showa - 1926/1989 (Imperador Hiroito)4 - Heisei - 1989/presente data (Imperador Akihito)

Ficheiro:Meiji tenno1.jpg
*Imperador Meiji (1867-1912), que deu início à cunhagem japonesa moderna



O primeiro passo ao pegarmos uma moeda japonesa de cunhagem mecânica (as cunhagens manuais já fogem a essa regra) é procurar a linha onde se encontram os números referentes a datação. Encontrada, vamos ver quantos algarismos estão lá, e como a partir deles, devemos calcular a data com relação ao nosso calendário.
Vamos achar assim um número (exemplo: 3, 16, 23, etc...) que vai corresponder não exatamente à datação, mas sim ao ano da "era", ou seja: Ao ano de reinado de determinado imperador.
Assim, temos que saber de antemão a data de ascensão do referido imperador ao trono, aí basta somar a essa data o número que encontramos, correspondente ao ano de reinado, e teremos aí a datação da peça conforme o nosso calendário.

Vamos aos exemplos:


Imagem

Essa peça é um Yen de 1891, ano de ascensão 24. 


Vamos utilizar a moeda acima como exemplo:

Prestem atenção aos caracteres na linha superior, do lado direito do dragão. Lá vemos a presença de numerais entre os diversos caracteres (vide tabela acima). O primeiro caractere dessa linha é um símbolo que corresponde à "era" (nesse caso Meiji), indica a era, mas não diretamente a datação, não é um numeral.

O segundo, o terceiro e o quarto caracteres (nesse caso) são os numerais de datação. No caso dessa moeda temos: 4, 10 e 2, nessa ordem (四, 十, 二).

Então, quando tivermos 3 números, faremos o seguinte: multiplicamos o último pelo do meio (que representa a casa decimal) (2X10), e teremos assim o "20". 

Ao numero obtido, somaremos o primeiro número encontrado na linha (o 4), e assim, obteremos o número final, 24, que é a data de reinado do imperador.
O ano de ascensão Meiji é 1867, somando-se os 24 anos de reinado que obtivemos temos exatamente 1891!




Segue mais um exemplo:

Imagem


1 sen japones de 1886. Vamos de novo a linha dos numerais. Lá estão, após o primeiro caractere que representa a era (Meiji), dois números: 9 e 10 (九, 十).

Nesse caso, com apenas 2 numerais, não precisamos multiplicar nada, basta somar, e vamos obter 19 como ano de reinado - ano de ascensão Meiji: 1867 + 19 (ano do reinado) = 1886;
Mais um:

Imagem


Esse é um Yen 1870. (foto da internet)



Na linha de datação, após o primeiro caractere (Meiji), encontramos apenas 1 numeral, no caso um 3 (三).


Assim, basta nesse caso somarmos a data de ascensão Meiji, 1867, com esse único numero encontrado, 3 anos de reinado, e obteremos a data final 1870.

No catálogo Krause (World Coins) está uma consulta facilitada as "eras" e suas respectivas cunhagens. Espero que tenha sido de valia mais esse contributo.


Datação das Moedas do Japão Datação das Moedas do Japão Reviewed by BRUNO DINIZ on abril 19, 2013 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.