Bruno Diniz


Muito prazer! Mechamo Bruno Diniz e sou Graduado em História pela UDF-CS Brasília, Pós-Graduando em Arqueologia e Patrimônio - Instituto Souza / MG e Museologia e Educação Museal - Instituto Souza / MG.  Nasci em 1980 em Brasília, sou filho de militar e de uma dona de casa muito dedicada. Casado, sem filhos e Adventista do Sétimo Dia, dedicado aos meus projetos de vida e ao trabalho em favor do próximo. Fui militar servindo ao exército de Caxias, sendo eleito o praça mais distinta do ano de 1998 pela junta militar do 16º Batalhão de Logística do Exército Brasileiro. Sou numismata, notafilista e filatelista desde 1992. Sou muito ativo no meio virtual no tocante a numismática e a notafilia.

Por me dedicar ao estudo e divulgação da numismática e da história contada por meio dessas peças tão interessantes, fui indicado para receber em 2016 a condecoração "Ordem do mérito cultural" pelo MinC (infelizmente não fui agraciado). O fato de ter sido indicado foi uma grande vitória pessoal. Em 2018 fui indicado novamente (A indicação em 2018 ainda está em análise), mais uma vez lembrado, fico feliz ao menos em ser indicado.

Vivi grande parte de minha infância e inicio da juventude me dedicando a história, moedas e cédulas. Hoje vivo a missão de levar aos amigos de todo Brasil alguns conhecimentos acumulados, bem como algumas informações que dificilmente poderão encontrar em outros sites ou blog's. Hoje a ciência numismática e notafilica são algumas das maiores paixões da minha vida. Tenho orgulho em poder preservar a história do Brasil e do mundo por meio do colecionismo de cédulas e moedas. Espero que você também possa ser tocado por esta arte tão peculiar.

Conquistando o mundo... 
O envolvimento com a numismática é tão intenso em minha vida, que ao criar este blog em 21/06/2012, logo ele se transformaria em um canal de descoberta e informação para outros colecionadores que não possuíam acesso facilitado aos materiais do ramo. Viemos com uma linguagem simplificada e objetiva, uma opção fora dos fóruns. Meu objetivo é aproximar a numismática ainda mais dos colecionadores amadores e profissionais que ainda estão muito distantes dos grandes eixos do país ou distante das informações necessárias. O blog Diniz Numismática tem grande aceitação no meio iniciante/amador, acompanhado por colecionadores em mais de 70 países e com cerca de aproximadamente 1000 acessos por dia.

Se transformou em fenômeno nas redes sociais
Nossos perfis contam com o apoio de aproximadamente 50.000 entusiastas e seguidores da arte numismática e notafílica somente em redes sociais. Somos destaque na rede social Google+ com um número crescente de mais de 28.000 seguidores . Hoje um dos perfis mais seguidos do ramo numismático e notafilico do Brasil e um dos principais do mundo. Nosso perfil no Google é conhecido como NUMISMÁTICA. Uma coleção que faz a junção do objeto histórico e os fatos ocorridos durante sua utilização. Nesta coleção do Google apresento aos leitores histórias que os livros não contam com ilustrações de peças históricas. 
Algumas contribuições pessoais para a numismática
- Em Março de 2013 Fui convidado a participar da primeira organização virtual de numismática do Brasil à AVBN - Associação Virtual Brasileira de Numismática, na figura de 1º Presidente da entidade criada em Março de 2013. Onde fui criador e idealizador da arte e conceito da logomarca da AVBN. Lá também criei o conceito da arte do carimbo marca d'água que estampam as cédulas de um Cruzeiro comemorativas a fundação da AVBN.

- 2013 Abril - Convidado a escrever a coluna sobre numismática e notafilia  para o Jornal FILACAP edição impressa, contribuindo com artigos do ramo numismático, notafilico e histórico.

- 2013 Dezembro - Agraciado com a Comenda do Mérito Numismático "Grau Ouro" pelos serviços prestados a numismática. Concedida pela AVBN.

- 2013/2014 Prêmio Top Blog - Indicado ao prêmio e finalista. Nosso blog ficou entre os TOP-100 na categoria Arte e Cultura.

- 2016 Março - Eleito novamente Presidência da AVBN - Associação Virtual Brasileira de Numismática onde permaneci até o inicio de 2017.

- 2015/2016 - Contribuí com artigos em 15/16 que ajudaram o Jornal FILACAP a ser agraciado como o Prêmio PRATA GRANDE na LUBRAPEX 2016 em Viana do Castelo em Portugal durante o mês de maio de 2016.

- 2016 Junho - Indicado para "Ordem do Mérito Cultural" em 2016 pelos bons serviços prestados em favor da memória material e histórica da numária brasileira. Condecoração oferecida pelo governo brasileiro por meio do Ministério da Cultura.

- 2016 Outubro - Realizada a 1ª Exposição Numismática e Notafílica para Desbravadores - Preparação para aplicação da especialidade de Numismática para crianças e jovens. Brasília-DF

- 2016 Outubro - Promovemos o projeto de desenvolvimento da especialidade de NOTAFILIA para Clubes de Desbravadores no Brasil, com o apoio do Clube Cruzeiro do Sul.

- 2017 Janeiro - Fomos destaque na página do Google Internacional pelo sucesso com o perfil Entre cédulas, moedas, selos e historias, que em apenas um ano alcançando a marca de 20.000 seguidores na rede. Um marco histórico para o ramos da numismática na web!
- 2017 Fevereiro - Recebi convite para integrar o programa de desenvolvedores de conteúdos originais do Google. O Google CREATE foi a porta que faltava para que a numismática fosse levada com mais força aos seguidores de toda a rede.

- 2017 Julho - Consultoria em artigo numismática/notafilia para a revista Mundo Estranho do grupo Abril.

- 2017 Setembro - Convidado para escrever artigos numismáticos para a UNAN. Convite feito por Don Carlos Torres Gandolfi, fundador da Unión Americana de Numismática.

- 2018 Abril - Consultoria em artigo numismática/notafilia para a revista Super Interessante do grupo Abril.

- 2018 Maio - Destaque na página do Google Brasil.

- 2018 Junho - Indicado para "Ordem do Mérito Cultural" em 2018 pelos bons serviços prestados em favor da memória material e histórica da numária brasileira. Condecoração oferecida pelo governo brasileiro por meio do Ministério da Cultura.

Formação acadêmica:

- UDF/CS – Graduado em História – Brasília DF
- FGV  - Curso: Direitos Autorias e Sociedade – Rio de Janeiro RJ
- IPED – Curso: Foto jornalismo – São Paulo SP
- ILB Instituto Legislativo Brasileiro – Curso: Relações Internacionais - Brasília DF
- FGV  - Curso: Relações Internacionais – Rio de Janeiro RJ
- IPED – Curso: Ética, Política e Cidadania – São Paulo SP
- FGV  – Curso: Filosofia – Rio de Janeiro RJ
- FGV  – Curso: Sociologia – Rio de Janeiro RJ
- UNIVASF  - Curso: Español – Petrolina PE
- Universidad de Navarra – Curso: Cruzadas e ordens militares no mundo medieval - Pamplona, Espanha.





Bruno Diniz Bruno Diniz Reviewed by BRUNO DINIZ on setembro 17, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.