Dicas e Cuidados



CUIDADOS COM MOEDAS E CÉDULAS - As melhores maneiras para se estragar moedas são simples atitudes que infelizmente não nos atentamos e cometemos. Para que você não seja pego de surpresa, veja como você poderá proteger suas peças de danos que podem ser irreversíveis. Você é parte importante no processo histórico, pois podem estar em suas mãos peças de extrema relevância da memória monetária nacional. Ser um tutor desta cultura, arte e história, requer muita responsabilidade e comprometimento. Com as dicas que apresentamos você poderá aprender a cuidar do seu acervo, aprendendo a manejar, estocar e proteger cada uma delas.

EVITE O CONTATO COM A PELE - Apenas tocá-las sem nenhuma proteção sobre os dedos pode causar danos permanentes, especialmente se são moedas de uma classe superior. Haverá danos definitivos se os dedos entram contato com moedas de coleção ou acabamento proof. Os dedos contêm óleos e pequenas partículas que aderem às moedas e causam descoloração ou causam arranhões microscópicos. Quando for tocar nas moedas use luvas de algodão ou látex, e pegue apenas nas bordas.

NÃO LIMPE - É natural que ao expor o metal ao ar, ele oxide ou tonifique (tonicidade é o termo usado para descrever o deslustro ou a fina patina que se forma na superfície do metal quando exposto a agentes ou toxinas ambientais). Assim sendo, fará mais mal do que bem limpar ou polir suas moedas. Se você tentar limpá-la, ela perderá o restante do brilho, se apresentará áspera e pouco atrativa e sofrerá abrasões microscópicas que diminuirá seu grau de acabamento. Além do mais, moedas tonificadas valem mais do que moedas sem tônus. Se você realmente precisa limpá-las, o faça com segurança: não utilize polidores abrasivos, lave suas mãos com sabão antes de manejá-las, prepare uma bacia com água morna e um pouco de detergente para a limpeza, esfregue gentilmente a moeda do seu centro para sua extremidade, enxágüe em água corrente, coloque-a entre um pedaço de pano de algodão pra secar sem esfregar (não a deixe manchar). Lave uma moeda por vez. Após lavar suas moedas, armazene-as quando estiverem totalmente secas, caso contrário poderá sofrer maiores danos. Lembre-se sempre de tocá-las somente pela borda. 

A SALIVA PODE DANIFICAR SUAS MOEDAS - Seja propositalmente para limpá-las ou acidentalmente quando falar perto delas, não cuspa em suas moedas. As pequenas gotas de saliva que escapam da sua boca quando você fala podem causar manchas ou descolorações difíceis de remover. Muitas moedas já foram arruinadas desta maneira. Então, preste atenção a isso.

SEMPRE PROTEGIDAS - Pode ter certeza que ao violar os suportes que as moedas estão inclusas, ela perderá grande parte do seu valor. O suporte, a caixa e manual (quando houver) devem permanecer intactos. Moedas encapsuladas podem valer bastante. Jamais remova as moedas de seus suportes permanentes.

CUIDADO COM ÁCIDOS - Armazenar as moedas em envelopes, cartões ou embrulhadas em papel é uma boa maneira para causar danos às moedas, a não ser que você se utilize de papéis antiácidos. Com o passar do tempo, os materiais feitos de papel se rompem e soltam químicos ácidos. Isso pode ocasionar manchas, descoloração ou oxidação na superfície de suas moedas de coleção. Verifique-se antes de guardar sua moeda em um envelope, se ele tem propriedades antiácidas.

CUIDADO COM O LIMO - Guardar suas moedas em bases plásticas pode degradá-las. Semelhantemente como acontece com o ácido do papel, a química de alguns plásticos pode danificar as moedas com o passar do tempo. Elas podem desenvolver uma fina camada de limo que as reveste em sua superfície e que as danificará permanentemente.

NUNCA EXPONHA SUAS PEÇAS AOS ELEMENTOS NATURAIS - Guardar as moedas em lugares com condições extremas de temperatura ou umidade, como sótão ou porão, podem promover sua oxidação. Além do mais, os materiais de armazenamento das moedas se rompem rapidamente sob estas condições. Para maximizar a proteção de suas moedas, armazene-as em algum lugar escuro, seco e com temperatura controlada.

CONSERVAÇÃO DE CÉDULAS - É claro que muitas cédulas raras e antigas não chegam até os dias de hoje no estado "FE", porém, o cuidado na limpeza e conservação deve ser redobrado! Leia com atenção e cuidado.

Obs: Se você não é um especialista no assunto não tente limpar suas cédulas ou poderá perder a peca

LIMPEZA - Em primeiro lugar, devemos definir, quais cédulas deverão passar por processos de limpeza, pois existem centenas de processos de impressão e variedades de pigmentos que em muitos casos de limpeza, a cédula perde todas as suas características originais.

Cédulas com pequenos indícios de sujeira orgânica poderão ser tratadas com produtos específicos para esse fim.

Marcas de tinta, como assinaturas e inscrições dificilmente serão eliminadas sem comprometer a integridade da cédula. Manchas e ferrugens, muitas vezes poderão ser eliminadas com produtos químicos adequados. Orientamos para que cédulas raras sejam observadas por especialistas, os quais poderão orientar se as mesmas poderão passar por um processo de limpeza e definir o melhor método para proceder tal operação.

ACONDICIONAMENTO - Como nas moedas, existe diversas formas de "guardar" sua coleção de cédulas. O mais importante é que a forma escolhida deva preservar para o futuro, todas as características da cédula desde a sua aquisição. Portanto, a cédula deve ser acondicionada em local de iluminação adequada, sem umidade ou calor excessivo para que não sofra descoloração, ação de fungos, traças, cupins, etc.

Atualmente existe no mercado, excelentes álbuns importados, com folhas de acetato que amenizam a oxidação da tinta empregada nas assinaturas e protegem do manuseio constante. Aconselha-se a orientação de especialistas que poderão indicar os mais adequados para cada tipo de coleção.

IMPORTANTE - Evite manusear as cédulas de sua coleção. Quanto maior o contato, maior o risco de "marcar", dobrar ou danificar.