MOEDA ESCRITURAL – Você já usou?



A sociedade está em constante evolução, a forma de convivência e os relacionamentos comerciais também se modificam ao longo desse processo. Além do papel-moeda que você já conhece (privativa do Estado), ainda há o que chamamos de moeda bancária ou moeda escritural.

A Moeda escritural é o nome que se dá ao uso dos depósitos bancários como meio de pagamento. É representada pelos depósitos à vista nas instituições financeiras monetárias (bancos), e que se encontrem à livre disposição dos seus depositantes. Fazem parte dos meios de pagamento da economia e permitem a realização de transações sem necessidade da utilização de moeda (papel-moeda ou moeda metálica).

A partir do século XIX começaram a surgir os serviços de compensação bancária e de transferências (diretas ou através de cheques) entre contas correntes dos depositantes. Com isso os depósitos à vista passaram a ter valor de moeda - a chamada "moeda escritural".

A moeda escritural cumpre satisfatoriamente o papel de meio de troca, diferenciando-se do papel-moeda apenas por não ter curso forçado, sendo portanto uma moeda fiduciária, pois seu valor é devido apenas à confiança depositada no banco emissor.

Seu principal meio de movimentação hoje em dia são os cheques e os cartões eletrônicos. Há outras formas de movimentação da moeda escritural, que incluem as transferências de crédito, as ordens de pagamento, as transferências eletrônicas disponíveis (TEDs), os documentos de crédito (DOCs) e os documentos (boletos) de cobrança/pagamento.

Quer explorar outro tema?, confira esse outro post: MOEDAS PARTICULARES



Postagem Anterior Próxima Postagem