IDENTIFICAÇÃO DE BRASÕES EM MOEDAS – Identifique suas moedas com maior precisão



Ao pesquisarmos uma determinada moeda, muitas vezes nos deparamos com a dificuldade em identificar símbolos, brasões e emblemas. Nosso artigo de hoje revela brasões, símbolos e emblemas que compreendem alguns países existentes e outros que jazem nos livros de história.

É preciso conhecer ou estar municiado de informações ao estudar uma determinada peça numismática, por isso, iremos brevemente nos familiarizar com os termos utilizados e seus significados.

Brasão de Armas da antiga Alemanha Oriental
BRASÃO - Um Brasão de Armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.

HERÁLDICA - Refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os Brasões de Armas ou Escudos. As origens da heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios, assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados em seus escudos e bandeiras.

SÍMBOLO - O termo tem sua origem no grego symbolon, designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica. É algo representativo.

EMBLEMA - Emblema, empresa ou divisa é uma associação de uma imagem pictórica com uma legenda, que representa um conceito ou uma entidade. Sobretudo, entre os séculos XV e XVIII, designaram-se "emblemas", cada um dos conjuntos constituídos por uma imagem enigmática acompanhada por uma frase que ajudavam a decifrar um sentido oculto moral, que era explicado por um texto em verso ou em prosa. A palavra "emblema" vem do termo grego "émblema" e do verbo "balló" (colocar) - significando "o que está colocado dentro" ou "o que está encerrado".

Agora que já sabemos mais sobre brasões, emblemas e símbolos, acompanhe as imagens e identifique suas peças de acordo com as imagens abaixo:









Quer saber mais sobre o tema?, confira esse outro post: A CONSTELAÇÂO DE EURION – A resposta estáno dinheiro.

Créditos:
- Esta postagem foi escrita com base em publicações acadêmicas.
- Pesquisa e tradução: Historiador Bruno Diniz.
- Sociedade Brasileira de Heráldica
- Enciclopédia Britânica; Volume 10
- Enciclopédia Barsa
- As imagens foram retiradas do livro, Standard Catalog of World Coins 1901-2000, 44th Edition, 2017. MICHEL. Tomas

Postagem Anterior Próxima Postagem