CLASSIFICANDO O ACERVO - Informações básicas para iniciantes



Os colecionadores recém-chegados ao meio numismático percorrem a web buscando informações de como classificar as peças do acervo. Temos recebido em nosso e-mail uma quantidade considerável de solicitações sobre como proceder com a classificação.

Hoje iremos oferecer como exemplo metodologias aplicadas em nosso acervo, mas você sentirá falta da referencia em catálogo. Devo afirmar que a falta deste item na classificação é proposital, pois as peças possuem algumas variações de preço por conta das várias publicações do ramo. Se você quiser adicionar o código, escolha o catálogo de sua preferência.

As informações suficientes para a classificação adequada de um acervo são o País de origem da peça, data de cunhagem, diâmetro, peso, estado de conservação, valor facial e metal. Estes são itens básicos em uma classificação.

Além das classificações citadas anteriormente, utilizamos uma planilha onde podemos adicionar ainda mais detalhes às peças do acervo. Você poderá colocar referencias de preço retiradas de catálogos e ainda adicionar observações ou informações importantes sobre a peça estudada.

Temos algumas dicas para que você possa gastar pouco e manter sua coleção organizada e classificada.

COIN HOLDER - Escolha um coin holder de qualidade para armazenar suas moedas, estes invólucros protegem suas moedas e facilitam a guarda em álbuns classificadores. Existem vários coin holders e com tamanhos variados, geralmente as caixas contém 50 holders da mesma medida nos tamanhos 17,5mm - 20,5mm - 23mm - 25mm - 26,5mm - 27,5mm - 29mm - 31,5mm - 33mm - 35mm - 37mm e 40mm.

Dicas de classificação em coin holder:



ENVELOPE - Você também poderá armazenar suas peças em um invólucro de papel, tal como, um envelope. Esse método lhe permitirá ter contato direto com sua peça, por isso, não deixe de utilizar luvas especiais para o manejo das peças. Tome cuidado com o papel utilizado, pois alguns materiais podem conter agentes químicos que poderão danificar suas peças. Um papel de PH neutro é uma boa opção, recomendo o Filiset que possui o PH neutro e é totalmente livre de ácidos.

Dicas de classificação em envelope:



Existem outras formas de acondicionar sua coleção, capsulas e muitos outros métodos estão disponíveis no mercado, mas os valores vão subindo de acordo com sua exigência.  

Postagem Anterior Próxima Postagem