MILLENNIUM IN TIME – A moeda que cronometrou a chegada do terceiro milênio



Nosso leitor João Victor Viana de Figueiredo, nos solicitou algumas informações sobre uma bela e curiosa moeda, ela passou pelo tempo e pelos olhos de muitos numismatas conectados quase que despercebida. Claro que na época do lançamento da moeda, as redes sociais e a internet como um todo, estavam engatinhando no processo de informação instantânea. Então, 20 anos depois, estamos aqui para apresentar uma moeda que poucos conhecem. A “Millennium in Time”.  Ela comemora a chegada do terceiro milénio, que é o período compreendido entre 1 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 3000.

Tenho certeza que muitos leitores viram e comemoraram a virada do milênio, talvez, aqueles que são numismatas irão desde já procurar esta moeda para colocá-la em seu acervo e nem terminem a leitura desta postagem.

O TERCEIRO MILÊNIO – Eu sou um daqueles felizardos que viram e viveram momentos ocorridos entre os séculos XX e XXI, que viveram no segundo milênio e viram a chegada do terceiro. Parece que foi ontem que entramos no terceiro milênio, mas os acontecimentos históricos são uma ocorrência natural da vida humana, cada período, terá e deixara sua marca na história.  Começamos a primeira década do terceiro milênio dando de cara com o “bug do milênio. ”

Bug é uma expressão que significa falha, um erro de lógica na concepção de um determinado software. O problema central do Bug do Milênio era o fato de que os sistemas antigos desenvolvidos no século XX guardavam e interpretavam as datas com 2 dígitos no ano.

Mas tudo isso seria somente um aviso do que estaria por vir... A humanidade presenciaria um ato terrorista que marcaria o novo milênio, pois em 11 de setembro de 2001 ocorreria nos EUA a queda das Torres Gêmeas. Pouco tempo depois, o terror nos trens de Madri deixaria mortos e feridos. Nomes como Al Qaeda, Talibã e Osama Bin Laden, agora eram noticiados todos os dias por vários meios de comunicação em massa. Osama Bin Laden, foi o nome mais comentado e o homem mais procurado deste novo milênio, por sua crueldade e ameaça constante de terror. Ele foi capturado e morto, mas outros grupos terroristas como o Estado Islâmico herdaram e deram continuidade ao legado de terror deixado por Bin Laden. Não podemos esquecer que vimos a captura e morte do ditador iraquiano Sadan. Tivemos desastres naturais que devastaram países. O Katrina e alguns Tsunamis.

Vimos crises econômicas em nações poderosas com efeitos terríveis em todo o globo, mas também vimos algumas nações superarem suas dificuldades de forma extraordinária.  Presenciamos o início da decadência americana e a consequência desta crise refletida pelo mundo. Vimos a ascensão de países emergentes, como a China, mostrando seu poder econômico e industrial. Vimos o nosso Brasil saindo da posição de submergente para emergente, desfrutamos de ótima estabilidade até o colapso institucional e financeiro que nos mergulhou em uma profunda crise econômica e moral, por conta da corrupção que consumiu nosso país e a confiança do nosso povo.
 
Não tínhamos redes sociais para postar nossas fotos. Muitas delas até queimavam! Era um equipamento caro e muito complicado de ser transportado para algumas localidades e atividades. Sou o garoto com a garrafa d'água nas mãos. Esta era minha unidade e meu conselheiro de camisa preta. Meu falecido pai fez essa foto. Assim era nosso mundo ainda no século XX e no segundo milênio. 
E o uso da internet no início do terceiro milênio? Você algum dia imaginou ter um perfil pessoal ou até mesmo ler esta postagem em um celular? Os celulares, antes de virarem computadores de bolso, serviam somente para falar. Hoje o mundo cabe na palma da sua mão!

Mudamos a forma de nos relacionar, aglutinando ao nosso comportamento relações e reações cada vez mais virtuais, não olhamos mais ao redor, e estamos mais preocupados com o ângulo de uma foto ou com a melhor posição para um vídeo, do que ajudar o próximo ou doar alguns minutos do nosso tempo virtual para aqueles que estão ao nosso lado fisicamente. Surfaremos na onda útil, mas muito perigosa, da internet e seus atrativos, desfrutaremos da inteligência artificial e seremos envolvidos no casulo da tecnologia e da informação instantânea, seremos bombardeados constantemente com as famosas fake news. Imagine o que ainda está por vir, e o que ainda nos reserva o terceiro milênio, antes da volta de Jesus.

(Falo em Jesus por ser Cristão e me reservo o direito de expressar minha fé em meus textos respeitando e considerando todos os meus leitores que convergem ou divergem da minha orientação religiosa.)

A MOEDA – Conheça as características da moeda Millennium in Time



País: São Tomé e Príncipe
Série: 1998 - 1999 / Millennium
Temas: Terceiro Milênio
Emitido em: 1999
Casa da Moeda: Real Holandesa (Koninklijke Nederlandse Munt), Utrecht, Holanda
Composição: Prata
Forma: Circular
Borda: Serrilhada
Peso: 36,55 gramas
Diâmetro:34,9 mm
Valor nominal: 1.000 Db - Dobra de São Tomé e Príncipe
Detalhes da Composição: 925/1000 de prata 1.0869 oz. ASW, 75/1000 de cobre

A moeda possui um cronometro digital que tinha a função de realizar uma contagem regressiva para a chegada do terceiro milênio. Tema central da moeda.



Postagem Anterior Próxima Postagem