MOEDA COMEMORATIVA GOLD COAST 2018 - OS JOGOS DA AMIZADE Uma competição esportiva que reúne os membros do Império Britânico.



A numismática está com tudo lá fora! Se você nunca ouviu falar em “Jogos da amizade”, trata-se de uma competição esportiva (estilo olimpiadas) que reúne os países membros do Império Britânico. O responsável pelo surgimento dos jogos foi o Reverendo Astley Cooper em 1891, quando escreveu um artigo para o jornal “The Times” sugerindo um Festival “Pan-Britânico“ aonde iriam também acontecer competições esportivas a cada quatro anos como símbolo da crescente boa-vontade e do bom entendimento dos povos integrantes do Império Britânico.

Com a chegada dos jogos, a Royal Australian Mint anunciou uma nova série de moedas destinadas aos colecionadores. A série da Commonwealth Games 2018 possui três moedas coloridas e mais quatro tipos com as modalidades esportivas. Cada uma das sete moedas foram acondicionadas em invólucros e por fim reunidas em um blister oficial da Royal Australian Mint Commonwealth Games 2018, o material das moedas ainda não foi divulgado.



MAIS SOBRE OS JOGOS... 
Em 1911, o Festival do Império Britânico foi realizado em Londres para celebrar a coroação do Rei George V. Como parte do Festival uma competição esportiva foi realizada, com Austrália, Canadá, África do Sul e Reino Unido competindo em eventos como boxe, lutas, natação e atletismo.

Após o sucesso do evento, Melville Marks Robinson, do Canadá, foi escolhido em 1928 para organizar os primeiros Jogos do Império Britânico. Estes foram realizados dois anos depois em Hamilton, no Canadá.


Os Jogos da Commonwealth são disputados por cerca de 5000 atletas. A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF, na sigla em inglês) é a entidade responsável pela direção e pelo controle dos Jogos. São também denominados "Jogos da Amizade", devido ao uso da mesma língua para todos os membros e de todas as nações terem os mesmos laços coloniais.

Uma das principais características dos Jogos da Commonwealth são a capacidade de adaptação do evento perante as condições da infraestrutura da cidade-sede. Devido a estas questões o programa é alterado a cada edição, além da flexibilização das datas em relação ao período dos Jogos, respeitando as condições climáticas de cada cidade.





Os Jogos incluem esportes olímpicos e alguns esportes que são típicos dos países da Commonwealth, como lawn bowls, squash e o netball.

Atualmente há 53 membros na Comunidade das Nações, mas 71 delegações participam dos Jogos. Os quatro países constituintes do Reino Unido - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - tem times independentes nos Jogos, ao contrário dos Jogos Olímpicos aonde competem como Grã-Bretanha. Outros territórios do Reino Unido também enviam suas delegações separadas como Anguila, Guernsey, Jersey, Montserrat, Ilhas Falkland e Ilha de Man. O território australiano da Ilha Norfolk também envia sua própria delegação, assim como Niue e Toquelau territórios associados a Nova Zelândia.

Apenas seis times participaram de todos os Jogos da Commonwealth: Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia, Escócia e País de Gales.


Postagem Anterior Próxima Postagem