O DINHEIRO DE ZAMUNDA... - O dinheiro fictício do filme "Um Príncipe em Nova York"



Qual a relação entre este filme e a numismática notafilica? O texto irá mostrar com clareza que este clássico da Sessão da Tarde na década de 80 também tem seu lado colecionista! Quem por aqui não assistiu ao filme Um Príncipe em Nova York? O filme é uma comédia romântica escrita por Eddie Murphy, dirigida por John Landis. O filme chegou as telas brasileiras em 1988, trazendo como ator principal Eddie Murphy, que interpreta o príncipe Akeem, herdeiro do trono de Zamunda, país fictício da África. O enredo do filme conta que em seu 21º aniversário o príncipe precisa casar-se, mas pede ao seu pai, Rei Jaffe Joffer (James Earl Jones), e a sua mãe, Rainha Aoleon (Madge Sinclair), quarenta dias nos Estados Unidos antes da programada união. Zamunda é retratado de maneira magnifica e fantasiosa, Zamunda está repleta de animais clássicos da fauna africana, com zebras e elefantes e com um enorme palácio em meio a um belo e iluminado jardim com palmeiras. O filme também retrata a rotina de “isso” e “ócio” (se é que me entendem!!!)  do príncipe. Ele é cercado por exagerados cuidados especiais, mas a formalidade e distanciamento em relação aos pais é bem destacado na trama. Em contraponto sarcástico está os Estados Unidos, que aparecem com ruas sujas, mendigos, violência e uma sociedade de consumo que valoriza a imagem pessoal e as posses materiais. Akeem não deseja nada além de um grande amor! Uma mulher que o amará apesar de seu título nobre. Ele irá escapar do casamento arranjado, contando com a ajuda de seu exigente servo e companheiro, Semmi, para encontrar a sua futura rainha. Ele se disfarça como estudante estrangeiro e arranja trabalho em um restaurante de comida rápida, ele namora Lisa e luta contra a revelação de sua verdadeira identidade.

O dinheiro de Zamunda

É agora que a numismática notafilica entra na história... Em alguns momentos do filme podemos observar a apresentação da cédula oficial do banco de Zamunda, cédula fictícia com valor facial de Lz$100,00 Cem Libras “Zamundenses” que é adornada com o busto do príncipe Akeen e com o brasão do Reino de Zamunda (Um leão dourado). Também aparece na cédula o número de série e a frase “I promise to pay the bearer demand de sum of” que em tradução livre quer dizer “Eu prometo pagar ao portador a demanda da soma de 100 Libras”.
Certamente esta cédula não poderia ser incorporada em uma coleção de cédulas de dinheiro e nem estudada como parte da notafilia, mas serve como uma memorabilia e como curiosidade em uma coleção temática que aborde somente itens relacionados a filmes, eventos e promoções que de alguma maneira fizeram a impressão de cédulas fantasia. Podemos exemplificar lembrando dos “dólares” jogados em Eduardo Cunha, Das cédulas com as faces de Ronaldinho Gaúcho, e dos ex presidentes Lula e Dilma.

CURIOSIDADES

O Primeiro filme
Estreia de Cuba Gooding Jr. no cinema. No filme em um momento curtíssimo logo na chegada ao Queens Akeem entra em uma barbearia e sentado na cadeira está o jovem iniciante na carreira de ator, Cuba Gooding Jr. Preste bem atenção pois é muito rápido e foi o primeiro filme do moço.

Um filme em outro filme!?
Em uma das paredes da estação de metrô aparece um pôster do filme Trocando as Bolas (1983), estrelado por Eddie Murphy e Dan Aykroyd e também dirigido por John Landis.

Créditos para Zamunda!
Na relação de agradecimentos dos créditos finais estão as autoridades zamundenses. Zamunda é o país fictício do qual o personagem de Murphy é príncipe.

Detalhes sobre o filme...
Data de lançamento: 27 de outubro de 1988 (Brasil)
Direção: John Landis
Música composta por: Nile Rodgers
Continuação: Coming to America 2



Postagem Anterior Próxima Postagem