O CUNHO ENVELHECIDO DE UMA FACHADA - Um edifício, a numismática e o abandono!

Hoje eu trago algo realmente impressionante! Uma verdadeira obra de arte dos tempos mais abastados daqueles que um dia foram os detentores de uma das maiores fortunas de São Paulo... Na esquina da Rua Boa Vista com a Rua João Brícola (Não sou de SP, então peço perdão por um eventual equivoco) Alí existe uma das entradas prediais mais curiosas e belas que já tive notícia em minha vida. Trata-se de uma porta metálica que adorna a entrada de um edifício que abrigava a antiga sede do Banco Novo Mundo. Este banco era de propriedade dos donos da VEMAG, empresa que produziu no Brasil algun automóveis que ficaram muito conhecidos em nossas terras, um deles era a lendária camioneta Vemaguet, com mecânica DKW, ainda produziram por aqui o sedã Belcar, a e derivadas da Vemaguet e "populares" Caiçara e a Pracinha, o jipe Candango e o cupê Fissore, totalizando pouco mais de 115.000 unidades ao longo de onze anos. Mas voltando ao assunto da bela porta de metal que ilustra nossa postagem, ela já estava por lá antes mesmo do banco do Banco Econômico adquirir o local que um dia pertenceu ao grupo empresarial donos da VEMAG e do Banco Novo Mundo. Um verdadeiro símbolo de poder e longevidade em uma mensagem subliminar se percebermos a cronologia das moedas que adornam a entrada e ainda resistem bravamente a ação do tempo e a invasão de grupos “organizados” de sem tetos da capital paulista. A fachada nos mostra  moedas do período Imperial brasileiro e faz uma viagem pelos réis da década de 1930 até desembarcar nos Cruzeiros entre 1941 e 1967.

Hoje esta obra de arte está em risco, certamente será mais um fragmento da história financeira e numismática que o nosso país verá desaparecer sem ao menos ter descoberto! Uma triste realidade de um país que não se preocupa com a memória e com a preservação do patrimônio histórico. Nossa página irá oferecer nesta postagem a possibilidade dos amigos contemplarem um pouco desta linda arte.




O CUNHO ENVELHECIDO DE UMA FACHADA - Um edifício, a numismática e o abandono! O CUNHO ENVELHECIDO DE UMA FACHADA - Um edifício, a numismática e o abandono! Reviewed by BRUNO DINIZ on dezembro 27, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.