COMO FOI A TRANSIÇÃO DO BRASIL IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA - As moedas estavam lá para nos contar mais essa história!

Com as comemorações da proclamação da república neste 15 de novembro, é sempre bom relembrar um pouco da nossa história. As moedas circulavam ainda com as armas imperiais quando foi rompido o grito republicano que mudaria o Brasil. Grito meio rouco e tímido! Quase como um grunhido de um moribundo. Nosso país fora jogado de fato no mar revolto dos desmandos, dos jeitinhos e da corrupção ativa e passiva. Não que o império seria a solução mais viável, mas questiono a forma como se deu a república. A república nasceu de um golpe, que categoricamente as páginas de nossa história volta e meia repete o feito mudando somente os personagens. Mas o fato desta postagem, versa sobre a transição *império-república*, um momento em que o Brasil estava em permanente ebulição, desde 13 de maio de 1888 com a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, acontecimentos espetaculares e traumáticos se sucediam um após o outro. A Questão Militar que vinha se arrastando desde 1883, com o debate em torno da doutrina do soldado-cidadão, que defendia a participação dos oficiais nas questões políticas e sociais do país, teve uma conclusão repentina, com o golpe militar republicano de 15 de novembro de 1889.

A derrubada da Monarquia, ocorreu sem derramamento de sangue, terminou por provocar reações anti-republicanas. Uma nova constituição foi aprovada em 1891, tornando o Brasil uma república federativa e presidencialista no modelo norte-americano. Separou-se o estado da Igreja, fato provocou a indignação de Antônio Conselheiro, também ocorreu a ampliação e o direito de voto, foi abolido o sistema censitário existente no Império permitindo que todo o cidadão alfabetizado pudesse tornar-se cidadão de fato.
Mil Réis 1890
As dificuldades políticas da implantação da República se aceleraram com a crise inflacionária provocada pelo Encilhamento, quando o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, autorizou um aumento de 75% na emissão de papel-moeda nacional. Houve muito desgaste do novo regime devido ao clima de especulação e de multiplicação de empresas sem lastro (mais de 300 em apenas um ano). O presidente da República, Mal. Deodoro da Fonseca chegou a fechar o Congresso, o que serviu de pretexto para a Marinha de Guerra rebelar-se exigindo e conseguindo a renúncia do então presidente, ocorrida em 23 de novembro de 1891, pouco depois do golpe que derrubou o império. Deodoro doente desde que assumiu a presidência e ainda mais fragilizado depois de sua renuncia, retirou-se, sendo substituído pelo vice-presidente Mal. Floriano Peixoto.
O ano de 1893 seria marcado pela revolução federalista ocorrida no Rio Grande do Sul, quando os *maragatos* se levantaram contra o governo de Júlio de Castilhos, conduzindo o estado a uma dolosa guerra civil. Neste mesmo ano, ocorreria o segundo levante da Armada, novamente liderado pelo Al. Custódio de Melo, seguida pela adesão do Al. Saldanha da Gama, que juntos chegaram a bombardear o Rio de Janeiro, Floriano Peixoto consegue uma certa mobilização popular em defesa da capital e Custodio de Melo resolve abandonar a baía da Guanabara para juntar-se aos maragatos que haviam ocupado Desterro (em Santa Catarina). A guerra no sul militarmente se encerra com a morte de Gumercindo Saraiva o guerrilheiro maragato em 1894, e com derrota da incursão do Al. Saldanha da Gama na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai em 1895. A guerra tinha produzido mais de 12 mil mortos. Logo depois Prudente de Morais assume a presidência da jovem e conturbada república, alcançando um acordo de paz assinado em Pelotas em 1895.

Foi nesta seara turbulenta, que o Brasil iniciou sua transição, saindo timidamente dos últimos atos do império para o inicio de uma república completamente desorganizada. Um período marcado por transformações repentinas e radicais, pela abolição da escravidão ainda sob o teto imperial, pelo golpe republicano, pelo fechamento do Congresso, pelo estado de sítio, por dois levantes da Armada e por uma cruel Guerra Civil, que a população urbana ouviu com espanto a notícia, em novembro de 1896, de que uma expedição de 100 soldados havia sido derrotada pelos jagunços do interior da Bahia. Logo depois começaria a Guerra de Canudos! Mas isso já é uma outra história.

Para entender:

Maragato foi o nome dado aos sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul em 1893, em protesto a política exercida pelo governo federal representada na província por Julio de Castilhos. Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço, simbolizando sua oposição.

Postagem Anterior Próxima Postagem