MAIS SIMPLES QUE OS PRESIDENTES ATUAIS












Dom Pedro II era um Rei simples e acessível... - Muitas pessoas hoje pensam que nosso Rei era incessível ou coisas do tipo! Fiquem sabendo, que era mais fácil ter contato com Pedro II nas ruas do que com os presidentes atuais, que vivem em uma ostentação que nem nosso Rei o fazia! Era comum vê-lo caminhar como uma pessoa normal com seu amigo e médico Conde Mota Maia pelas ruas da Cidade do Rio, como um senhor qualquer de classe média da época. Leia este relato feito pelo próprio Dom Pedro II em seu diário:


“Estava eu e mui Mota Maia andando pela a rua ouvidor quando lembro em comprar um regalo para meu neto mais moço, escolhi o agrado e fui pagar à senhorita do balcão do estabelecimento comercial, quando lhe entreguei uma nota de réis ela ruborizou-se olhando para nota onde minha velha face estava ao centro da impressão, a jovem olhou para mim e desmaiou em seguida. Mota a examinou e brevemente acordou timidamente, começou a fazer reverências que eu nunca tinha assistido ou recebido. Depois do susto saímos à calçada, avistei flores, peguei um ramo vistoso, voltei à loja e entreguei a simpática senhorita. Hoje foi um dia bom, porém sempre fico reflexivo sobre tais momentos onde fica claro que meu povo ainda me enxerga como um Rei Medieval dos contos que lia quando infante, mas vi admiração e um belo sorriso no rosto belle enfant, foi compensador.”
(Diário de Pedro II, disponível na Biblioteca Nacional e cópias no Museu Imperial de Petrópolis).

A CÉDULA - 200 mil réis 1878.



Postagem Anterior Próxima Postagem