"Deus seja louvado"

"Deus seja louvado" é uma expressão presente na parte inferior esquerda de quase todas as cédulas de real existentes no Brasil. Ela existe desde a década de 1980, quando o então presidente da República, José Sarney, católico praticante, solicitou ao Banco Central que ela fosse incluída na moeda do cruzado. O Governo Federal de então, orientou-se em doutrinas teístas de outros Estados Laicos como os Estados Unidos da América que já acrescentava a frase "In God We Trust" em suas cédulas de dólares.


As primeiras notas com a inscrição foram impressas em 24 de fevereiro de 1986, quando o decreto foi apresentado ao BC. Assim, a expressão permaneceu ao longo do tempo, incluindo as cédulas de real. Apesar das recentes discussões e solicitações por setores laicistas da sociedade civil de que a frase seja removida, ela continua a ser impressa pelo BC, inclusive nas novas cédulas, em impressão desde 2010. Diante das tentativas de remoção da frase nas cédulas por parte do Ministério Público, José Sarney afirmou: "Eu tenho pena do homem que na face da terra não acredita em Deus".

A discussão e polêmica em torno deste assunto certamente irá continuar ao longo dos anos. Devemos respeitar o fato de alguém crer ou não em uma figura religiosa bem como as convicções de cada individuo, com isso preservamos a boa convivência e afastamos a intolerância que persegue a raça humana desde seu primeiro dia sobre a terra.
Postagem Anterior Próxima Postagem