Banco Central de Reserva do Peru lança nova moeda da série “Riqueza e Orgulho do Peru”


Saiu, em 20 de março de 2013, a 12ª moeda da série “Riqueza e Orgulho do Peru”. A moeda é a primeira lançada pelo Banco Central de Reserva do Peru no ano de 2013. A série conterá 26 moedas no total, que estão sendo lançadas trimestralmente.
A nova moeda, que é alusiva ao Templo Inca Huaytará, possui 25,50 mm de diâmetro, pesa 7,32g e é feita de alpaca, uma liga metálica que contém cobre, níquel e zinco.
Huaytará foi um templo Inca dedicado ao Sol, construído no Século XV dC Tupac Inca Yupanqui na rota de Qhapaq Ñan, o caminho Inca que liga Vilcashuamán a Chincha, na Bacia do Rio Pisco, em Huancavelica.
O templo foi construído na parte superior de um campo com terraços de cultivo, associados a uma praça e um canal que derrama água sobre um pequeno lago chamado “Banho Inca”.
O recinto sagrado possui um terreno retangular, com estilo imperial típico de Cuszco com portas e ambientes trapezoidais. É uma das construções mais elegantes do período Inca no lado ocidental dos Andes. Durante o período colonial do Peru, no século XVI, foi transformado em uma igreja em homenagem a São João Batista onde se celebra missa até os dias de hoje, utilizando suas instalações originais do Templo Inca.

Veja abaixo a relação das 12 moedas da série “Riqueza e Orgulho do Peru”:

1. Tumi de Ouro
2. Sarcófagos de Karajía
3. Estela de Raimondi
4. Chullpas de Sillustiani
5. Monastério de Santa Catarina
6. Machu Picchu
7. Gran Pajatén
8. Pedra de Saywite
9. Fortaleza de Real Felipe
10. Templo do Sol - Vilcashuamán
11. Monolito de Kuntur Wasi
12. Templo Inca – Huaytará


Flávio Maia VillarTexto por Flávio Villar com consulta ao material oficial do Banco Central de Reserva do Peru.
Postagem Anterior Próxima Postagem