MIL E UMA NOITES – Pesquisadores encontram pequena botija com moedas de ouro de 1.200 anos em Israel.


Muitos tesouros numismáticos foram encontrados ao redor do mundo nos últimos dois meses. Para iniciar o ano de 2020 com o pé direito, mais um tesouro foi encontrado!  Este ainda não tem valor estimado; pesquisadores poderão reanalisar a importância da região no comércio internacional durante o Califado Abássida para somente depois determinar um valor ao achado. Para a numismática, certamente, um achado como esse não tem preço.

As moedas foram encontradas na cidade de Yavne, em Israel, em uma pequena botija contendo inúmeras moedas de ouro datadas entre os séculos 7 a 9 d.C. Eles acreditam que a pequena botija possa ter sido o local de armazenamento das economias pessoais de um antigo oleiro que trabalhava na região.

O Autoridade de Antiguidades de Israel conduziu as escavações que foram realizadas em um bairro residencial da cidade. Os arqueólogos Liat Nadav-Ziv e Elie Haddad afirmaram que essa foi uma descoberta importante, pois possibilitará uma reavaliação sobre a importância da região no comércio internacional da época.

Isso acontece porque as moedas não eram normalmente encontradas em Israel naquele período. “Existem dinares de ouro (moedas persas e islâmicas) emitidos pela dinastia Aghlabid que governava o norte da África”, explica o especialista em moedas Robert Kool. Essa dinastia estava sob o controle do Califado Abássida, que também governava a região na qual foi encontrado o tesouro.

Um dos dinares descobertos pelos pesquisadores pertenceu ao reinado do califa abássida Harun A-Rashid. Ele era uma "figura-chave na coleção clássica de histórias conhecidas como Noites da Arábia, também conhecidas como Mil e Uma Noites", governando em um contexto de grande riqueza para o território.


Fonte: The Jerusalem Post.

Postagem Anterior Próxima Postagem