INSTRUMENTOS NUMISMÁTICOS – Conheça o “Coin Holder”



Apesar de não ser um “instrumento” numismático propriamente dito, o coin Holder é Muito útil para quem deseja possuir uma coleção bem organizada e protegida. Ele é uma espécie de protetor para moedas. Sua correta utilização mantém as moedas mais seguras e livres da ação do tempo e do toque humano (algo muito prejudicial para as moedas). São comercializados em diversos tamanhos de acordo com o diâmetro das moedas já produzidas. Geralmente são produzidos nas cores brancas ou pretas e são feitos com materiais especiais para que não danifique as moedas .

Os tamanhos mais comuns são: 17,5mm – 20,5mm – 23mm – 25mm – 26,5mm – 27,5mm – 29mm – 31,5mm – 33mm – 35mm – 37mm – 40mm. Geralmente vendidos em caixas com 50 unidades.


CUIDADO! - Nos últimos anos temos visto uma invasão de produtos chineses no meio numismático. Devemos tomar muito cuidado com aquilo que compramos, pois não sabemos a composição dos materiais oferecidos no mercado. Armazenar sua coleção em materiais duvidosos poderá causar sérios danos ao seu acervo, sempre pesquise e reflita!  


SOBRE O TERMO - Todos sabem que "coin" na língua inglesa é a palavra para "moeda", mas nem todos conhecem o significado da palavra “holder”. É comum na numismática que se traduza a palavra “holder” como "suporte", pois a tradução geralmente tem sua origem na comum utilização da inteligência artificial do Google. Na realidade, a tradução do Google não oferece uma precisão para o significado da palavra “coin holder”, mesmo com uma leve aproximação. Traduzida, ficaria como “suporte para moeda”, mas sabemos que a moeda fica dentro do “coin holder” e não sobre ele.  

A palavra "hold" na maioria dos casos significa "segurar", mas também pode ser: agarrar, pegar, manter, conter, reter, possuir e sustentar. Então "holder" é "aquele que segura", "aquele que mantém" ou "aquele que contém".

Desta forma,  seria correto afirmar que "holder" seria "mantenedor" ou "guardador". Dando a palavra “coin holder” a tradução “guardador de moedas” ou “mantenedor de moedas”, mas eu prefiro utillizar o termo “invólucro para moedas”. Um termo que utilizo com bastante frequência.

Conhecer os detalhes do meio numismático é algo importante para todos os entusiastas que querem deixar as moedas olímpicas ou do Banco Central de lado e partir para um novo caminho dentro desta bela ciência. Proteja suas moedas e nunca se esqueça de realizar investimentos em materiais ou instrumentos que possam agregar ao seu conhecimento ou manutenção de sua coleção.

Referencia para o significado da palavra “coin holder” - Collectgram

Postagem Anterior Próxima Postagem