10 CASH 1912 – O início da República da China



Em um primeiro momento pode parecer uma moeda despretensiosa, mas esta pequena peça é parte da história e remonta um importante período inicial da República da China, esta iniciando em 1912 e tendo o seu fim em 1949.

A República da China foi o regime político que sucedeu na China à última dinastia imperial, a Qing, no ano 1912. O período republicano foi uma etapa de grandes mudanças políticas e sociais, marcada pela independência de grandes zonas de China, sob o controle dos chamados "senhores da guerra", e pelos numerosos confrontos bélicos, especialmente a Segunda Guerra Sino-Japonesa e, a partir de 1945, a guerra civil entre o Kuomintang, o partido político que dominava as instituições da República, sob o comando de Chiang Kai-shek, e o Partido Comunista Chinês.

A vitória dos comunistas na guerra civil, sob a liderança de Mao Zedong, em 1949, pôs fim ao regime da República no continente chinês, com a proclamação da nova República Popular Chinesa. O exército comunista, no entanto, nunca conseguiu ocupar a ilha de Taiwan, única província chinesa na qual se manteve até a atualidade o regime da República da China.

País: China
Valor facial: 10 cash
Ano: 1912
Período: República da China (1912 - 1949)
Tipo de moeda: Circulação normal
Composição: Cobre
Tipo de bordo: Liso
Peso: 7.9gr
Diâmetro: 29mm
Espessura: 1.56mm
Legenda Anverso: 國民華中 / 幣念紀國開
Legenda Reverso: TEN CASH / THE REPUBLIC OF CHINA / 十文
Casa da Moeda: Nanjing, China

CURIOSIDADE: A primeira moeda lançada em alusão ao surgimento da República da China e ao mesmo tempo mantendo viva a memória da revolução que culminou no inicio da República.





Créditos e referências:
- Esta postagem foi escrita com base em pesquisas realizadas pelo Historiador Bruno Diniz.
- A imagem que ilustra a postagem (zoom) pertence ao acervo Diniz Numismática
- Hsiao-ting Lin. (2010). Modern China's ethnic frontiers: a journey to the west. Taylor & Francis. pg 7.

Postagem Anterior Próxima Postagem