ANIMAIS AO INVÉS DE POLÍTICOS – A nova cara das moedas quenianas



A moeda tem sido ao longo do tempo um espaço para homenagear e celebrar a trajetória de algumas figuras importantes em praticamente todos os países do mundo. Muitas vezes, porém, no lugar de um tributo aos verdadeiros símbolos nacionais, o que se homenageia são políticos de valor um tanto questionável. No Quênia, no entanto, para combater essa autopromoção de líderes políticos, suas imagens nas notas e moedas foram substituídas pelo maior tesouro efetivo do país: seus animais.

As novas cédulas e moedas do Shilling queniano trazem imagens da fantástica fauna do país, com leões, elefantes, girafas e rinocerontes. A decisão foi tomada pelo atual presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, contrariando o que antes já era uma tradição: os três presidentes anteriores haviam colocado seus rostos na moeda local durante seus mandatos. Trata-se, segundo Uhuru, de “uma grande mudança”. Tal mudança, segue uma determinação da nova constituição do país, instaurada em 2010, que define que o dinheiro “não deve trazer o retrato de nenhum indivíduo”.


A novidade já pode ser vista em moedas, e em breve será alterada também para as novas notas. O Banco Central do país afirmou que a escolha pelos animais significa “a expressão física de um novo, renascido e próspero Quênia”, além de afirmar o respeito ao meio-ambiente.



NO BRASIL – Em nossas moedas metálicas ainda contamos com algumas personalidades históricas, mas no dinheiro de papel temos a fauna em destaque. Alguns preferem as personalidades, outros a fauna ou a flora, ainda existem aqueles que querem ver outros temas cunhados e estampados no Real, mas este já é um assunto para uma próxima postagem.



Fonte: Hypeness

Postagem Anterior Próxima Postagem