1º CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – Variações da moeda comemorativa de prata 1922



Os numismatas experientes já conhecem bem as variações da moeda de prata comemorativa ao 1º Centenário da independência do Brasil ocorrido em 1922 e que consequentemente também é a datação da moeda. Talvez esta postagem de hoje não seja interessante para esse público, mas alguns numismatas e colecionadores iniciantes nos enviaram e-mails solicitando algumas informações sobre as variações (ou variantes) desta moeda. De forma resumida apresentaremos as principais variantes desta linda moeda de prata que é peça obrigatória em qualquer acervo numismático particular.

2000 RÉIS - 90% PRATA E 10% COBRE
359.570 unidades cunhadas.

➤Uma curiosidade para esta moeda, é que ela apresenta um brilho original de cunhagem em estados mais próximos ao “Soberbo” ou “Flor de Cunho”.

➤Esta moeda é conhecida como “Duas Caras” e existem versões com e sem traço no A, da palavra REPÚBLICA:


➤Também nesta versão da moeda, existe outra variação que são os pontos em D. Pedro I. Veja a imagem abaixo:



A MOEDA
ANVERSO: Bustos de Dom Pedro I e presidente Epitácio Pessoa envolvidos por inscrição ACCLAM. DA INDEPENDENCIA * * PRESID. DA REPUBLICA - BRASIL

REVERSO: Escudete de Dom Pedro 1 e escudete da república, o valor 2 mil réis e as datas 1822 e 1922 - 1º centenário da independência



Material: prata
Diâmetro: 26,0 mm
Peso: 8,00 g
Espessura: 1,80 mm
Bordo: serrilhado
Titulagem: Ag 900
Eixo: reverso moeda (EH)
Origem: Casa da Moeda, Rio de Janeiro

2000 RÉIS - 50% PRATA e 50% COBRE
1.200.000 unidades cunhadas.

➤Uma curiosidade para esta moeda, é que em sua cunhagem ela apresenta um acabamento fosco original de cunhagem, percebidos em algumas moedas em estado “Muito Bem Conservada” e ainda mais perceptível em estados de conservação mais próximos ao “Soberbo” ou “Flor de Cunho”.

➤Esta moeda também é conhecida como “Duas Caras” assim como a anterior e todas as moedas apresentam o A, de REPÚBLICA, sem o traço interno conforme a imagem abaixo:

➤Assim como na versão anterior, nesta moeda também percebemos a variação dos pontos em D. Pedro I, mas um detalhe poderá fugir aos olhos caso você não analise com atenção a peça. Nesta variante existe a nomenclatura “D. PEDRO I” sem qualquer tipo de ponto e totalmente diferente da variante anterior com pontos.  Veja a imagem abaixo:


A MOEDA
ANVERSO: Bustos de Dom Pedro I e presidente Epitácio Pessoa envolvidos por inscrição ACCLAM. DA INDEPENDENCIA * * PRESID. DA REPUBLICA - BRASIL

REVERSO: Escudete de Dom Pedro 1 e escudete da república, o valor 2 mil réis e as datas 1822 e 1922 - 1º centenário da independência.

Material: prata
Diâmetro: 26,0 mm
Peso: 8,00 g
Espessura: 1,90 mm
Bordo: serrilhado
Titulagem: Ag 500
Eixo: reverso moeda (EH)
Origem: Casa da Moeda, Rio de Janeiro 


DICA IMPORTANTE – Algumas pessoas não possuem informação ou formação adequada e dão polimento em moedas. No caso da variante em que não existem pontos em “D. PEDRO I” ficará extremamente fácil identificar que a peça foi alterada e retirada de sua condição original. A alteração por polimento irá depreciar a moeda e reduzir sua relevância no meio numismático. Não limpe suas moedas se você não possui conhecimento para tal.

Imagens: Coleção Eduardo Resende
Texto e complementos: Bruno Diniz
Fonte: Moedas do Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem