QUEM INVENTOU A MOEDA? – A resposta de 1 milhão de dólares


Não é possível atribuir a invenção da moeda a uma só pessoa. Sua descoberta foi fruto de um longo processo de evolução e seleção. Os primeiros a forjá-la, de acordo com relatos históricos foram os reis da Lídia, na Anatólia: eram pequenas moedas de formato irregular, mas arredondadas, em liga de âmbar natural, de origem aluvional (prata e ouro). No anverso, uma cabeça de leão; no reverso, uma simples marca de garantia. Coube ainda a um rei lídio, Creso, famoso por sua imensa riqueza, o mérito de criar, em 550 a.C., as primeiras moedas de ouro e prata.

O rei persa Dario, que conquistou a Lídia e herdou seu sistema monetário, foi a primeira personalidade a ter seu busto cunhado em uma moeda, por volta de 330 a.C.: tanto os dáricos, de ouro, quanto os siclos, de prata, traziam no anverso a imagem do rei com o arco e o cetro.

MAS EXISTEM OUTRAS VERSÕES... – Há quem afirme, que a invenção da moeda deve ser atribuída aos reis da Macedônia, mais precisamente ao rei Fidone de Argo, ou aos administradores da ilha de Egina. O posto também é reivindicado pelo antigo Sião, mas não existem relatos concretos, mesmo assim, o antigo Sião apresenta uma peça que poderia nos oferecer uma boa fonte de estudos na intenção de responder esta caríssima pergunta.  Não podemos deixar de falar sobre a hipótese chinesa: o povo chinês alega ser os responsáveis pela invenção da moeda. Sabemos que o papel-moeda foi de fato inventado por eles, mas em relação a moeda, parece ser um pouco improvável.

Moeda de prata - Egina 480 a.C.

Moeda cunhada em prata e em bronze, apresenta formato de canoa e é atribuída ao Antigo Sião 

Se você esperava a resposta de 1 milhão de dólares, talvez eu tenha lhe dado uma boa versão logo no início da postagem, a versão do rei Fidone de Argo da Egina, também apresenta provas materiais da cunhagem de moedas, assim como o povo do antigo Sião, mas a versão chinesa não parece ser tão confiável. Certamente por não terem provas visuais tão contundentes quanto as provas oriundas da Lídia, Egina e Sião. Qual delas você acredita ter mais sentido? Conta pra gente nos comentários!

A MOEDA DA LÍDIA -  Ilustra nossa postagem, a moeda de 1 Stater, Lídia, Rei Dario I.


País: Lidia
Série: 546~520BC - Rei Dario I
Cunhada em: 546 BC
Última Data Cunhada: 520 BC
Distribuição: Circulação Padrão
Composição: Ouro
Borda: Liso/Áspero
Orientação: Alinhamento da Moeda ou Medalha ↑O↓ || ↑O↑
Forma: Irregular
Peso: 8.06 gramas
Diâmetro: 15 mm
Valor de Face: 1 Stater



Postagem Anterior Próxima Postagem