O POTE DE MOEDAS DE OURO - Moedas que remontam as estruturas do império romano.



Arqueólogos descobriram um pote de moedas de ouro remontando ao século 5 d.C. debaixo de um teatro abandonado perto de Milão, na Itália.

As moedas de ouro, cerca de 300 delas, foram descobertas durante escavações arqueológicas no porão do condenado Teatro Cressoni em Como, uma cidade localizada a 50 km ao norte de Milão. O teatro, aberto em 1870 e fechado em 1997, será derrubado depois que os arqueólogos finalizarem suas investigações, segundo as autoridades locais.

A descoberta trata-se detalhadamente de um jarro feito em pedra-sabão com as moedas em seu conteúdo. As preciosas moedas, bem como o jarro, foram enviados para uma instalação em Milão operada pelo Ministro do Patrimônio Cultural e Atividades. Arqueólogos estão meticulosamente trabalhando com o jarro, que contém cerca de 27 moedas, cada uma delas pesando quatro gramas. Uma barra de ouro também foi descoberta, junto com dois objetos a serem identificados. O jarro remonta ao fim do Período Imperial Romano, entre 300 e 500 d.C.

Ainda não se sabe em detalhes a significância histórica e cultura da descoberta, mas em uma coletiva de imprensa, a especialista em moedas Maria Grazia Facchinetti disse que o dono do jarro provavelmente “o enterrou de maneira que, em caso de perigo, eles poderiam ir até lá e recuperá-lo”. Ela disse que as moedas foram empilhadas em rolos parecidos com aqueles vistos em bancos hoje em dia” e que elas foram gravadas com rostos de imperadores Honório, Valentiniano III, Leão I, o Trácio, Antonino Pio e Líbio Severo, o que sugere que as moedas provavelmente “não vão além de 474 d.C.”. Facchinetti suspeita que as moedas não pertenciam a um só indivíduo, mas, sim, a um banco ou alguma outra empresa comercial.

Como aponta o blog Eu na História, a interpretação de Facchinetti pode muito bem estar correta, mas a teoria do “indivíduo privado” não deveria ser descartada

O local da descoberta está a apenas alguns metros do fórum da cidade romana em que mercadores, bancos e templos faziam negócios com moeda. No entanto, também era um bairro residencial elitista, então não está fora de questão que um indivíduo privado acumulou sua própria riqueza.

O valor exato das moedas ainda precisa ser determinado, mas a imprensa italiana está sugerindo que o montante valeria milhões de euros.

 Fonte: MiBAC, ANSA e Eu na História

Postagem Anterior Próxima Postagem