É A VALORIZAÇÃO DA VIDA HUMANA OU SOMENTE UMA ALUSÃO AO NOVO MILÊNIO? - Uma moeda gera polêmica em tema delicado na Croácia e em grande parte do mundo.



A Croácia tem sido uma sensação internacional desde que sua seleção de futebol chegou à final da Copa do Mundo, depois disso os olhos do mundo estão voltados para tudo o que viraliza por lá. Para citar um exemplo, nos últimos dias, o povo Croata protagonizou a viralização de uma imagem bem interessante, uma moeda de 25 kunas, cuja edição comemorativa emitida no ano 2000 trouxe a imagem gravada de um bebê em gestação. A partir da imagem desta moeda a numismática acabou no centro de uma das maiores polemicas do país.

A MOEDA
O site croata Kunalipa, dedicado à numismática, apresenta e informa a respeito dessa moeda especial, lançada na virada do milênio:

“O feto é um símbolo universal da vida humana, que é o centro do milênio e que determina o novo milênio que começa”.

Krause: KM# 65
País: Croácia
Valor facial: 25 kunas
Ano de cunhagem: 2000
Tema: Birth of New Millennium – Nascimento do Novo Milênio
Período: República da Croácia (1993 - 2018)
Tipo de moeda: Comemorativa

Composição - Bi metálica: centro de Latão, anel de Cupro-Níquel
Tipo de bordo: Liso
Formato: 12 lados
Alinhamento: Medalha (0°)
Peso: 12.75gr
Diâmetro: 32mm
Espessura: 2mm

O OUTRO LADO DA MOEDA...
Apesar da pública valorização da vida humana no ventre materno, a Croácia tem o aborto legalizado desde 1978, quando o país ainda fazia parte da extinta Iugoslávia, uma ditadura socialista. A suprema corte croata considerou em 2017 que essa lei é constitucional, apesar de ter sido promulgada antes da independência do país, mas estabeleceu um prazo de 2 anos para que o governo a revise.

Desde então, intensifica-se na Croácia o movimento pró-vida, que já realizou duas marchas nacionais em defesa do nascituro e em favor da vida.



Postagem Anterior Próxima Postagem