MEIO SHEKEL DE PRATA – A moeda comemorativa com busto de Donald Trump.



Uma organização israelense que pretende construir o Terceiro Templo em Jerusalém anunciou esta semana que já estão disponíveis as primeiras mil moedas comemorativas, que trazem a imagem de Donald Trump sobreposta a do rei Ciro. O monarca persa há 2.500 anos permitiu que os judeus retornassem a Jerusalém de seu exílio na Babilônia.

“De acordo com o primeiro capítulo de Esdras, Ciro autorizou em seu primeiro ano de governo o retorno dos judeus para Jerusalém com a missão de reconstruir o Templo destruído por Nabucodonosor. Mandou que fossem entregues a Sesbazar, príncipe de Judá, os milhares de utensílios saqueados. De acordo com Ed 5:14 Sesbazar foi nomeado por Ciro governador da Judéia.”



A edição limitada dessas moedas visa homenagear a decisão do presidente dos EUA em reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. A “Moeda do Templo”, como é chamada, custa cerca de US $ 50,00 (cerca de R$150,00) e pode ser encomendada pelo site da organização. Devido ao enorme sucesso, elas estão sendo despachadas para vários países. O lucro obtido com a venda das moedas será usado pelo Centro Educacional Mikdash para “ajudar a conscientizar” as pessoas sobre a necessidade de reconstrução do Templo.

POR QUE MEIO SHEKEL DE PRATA?
Tudo por conta do mandamento bíblico de que, a cada ano essa era a quantia que cada homem de Israel, independentemente de sua condição social, precisava ofertar “como propiciação por sua vida” (Êxodo 30:11-16). Nas traduções em português, o termo shekel é comumente traduzido por “ciclo”.


NÃO É SÓ UMA MOEDA... UM SACRIFÍCIO PÚBLICO!
Doada primeiramente para o tabernáculo, continuou sendo usada quando os templos estavam em pé, como uma forma de suprir as necessidades do local. Nos tempos de Jesus, a moeda era o equivalente a duas dracmas e era usada também com o propósito de pagar pelos sacrifícios públicos.

POR QUE O BUSTO DE TRUMP FOI ESCOLHIDO?
Os rabinos explicaram que Trump, assim como Ciro, deu uma “grande declaração, de que Jerusalém é a capital do povo santo”. Os judeus acreditam que as moedas “ajudarão a espalhar a luz de Jerusalém e o espírito do Templo Sagrado em todo o mundo”.

A MOEDA...
Na frente da moeda há uma inscrição que menciona o Lord Arthur Balfour, Ministro das Relações Exteriores britânico que assinou a “Declaração de Balfour”, pedindo o estabelecimento de uma pátria judaica no que era o mandato britânico da Palestina. No lado oposto da moeda há uma imagem do Templo.




Os entusiastas em favor do Terceiro Templo, enfatizam que Ciro e Balfour não eram judeus, mas desempenharam um papel extremamente importante na história de Israel. O mesmo está ocorrendo com o presidente dos EUA. “A agenda política de Trump só pode ser bem-sucedida se estiver focada na construção do Terceiro Templo, no lugar que Deus escolheu: o Monte do Templo. Ele não deve apoiar a solução de dois Estados, ou isso levará à sua queda”, afirmam os entusiastas.

Fonte: NewsWeek – Complementos: Bruno Diniz






Postagem Anterior Próxima Postagem