100 RUBLOS RÚSSIA 2018 – A cédula da copa.



O Banco Central da Rússia lançou No último mês de maio uma nota de 100 rublos (cerca de R$ 6,00) comemorativa da Copa do Mundo 2018. O goleiro Lev Yashin - titular da seleção nacional nas edições de 1958, 62, 66 e 70 - foi escolhido como homenageado e é a primeira personalidade a estampar uma nota de dinheiro no país.

De um lado da nota está a imagem de Lev Yashin fazendo uma defesa, enquanto é observado por um menino que segura uma bola. Na outra face, é possível ver a silhueta da torcida, o mapa da Rússia numa bola de futebol e os nomes das 11 cidades-sedes.

A novidade foi apresentada pela presidente-adjunta do Banco Central, Olga Skorobogatova, e pelo diretor-geral da Goznak - empresa estatal especializada em desenvolver os ítens de segurança do dinheiro do país, Arkady Trachuk. Segundo informações divulgadas pelo Banco Central russo, a nota é feita em polímero, diferentemente das demais em circulação do país.



A nota de polímero, possui valor facial de 100 rublos, dimensões 150 x 65 mm e comemora o evento da Copa do Mundo de Futebol FIFA - Rússia 2018.


No anverso, destaca-se a figura de um menino segurando a bola debaixo do braço observando uma defesa do goleiro russo Lev Yashin (apelidado de Aranha Negra e reconhecido pela FIFA como o melhor goleiro de todos os tempos).  Na outra face da nota, silhuetas de torcedores de futebol, globo terrestre estilizado em uma bola de futebol, destaca-se também os nomes de cidades russas sedes dos jogos da Copa do Mundo.



Postagem Anterior Próxima Postagem