500 CRUZEIROS RAÇAS (ETNIAS) – A primeira cédula comemorativa lançada no Brasil


A primeira cédula comemorativa lançada no país foi a cédula de Cr$ 500,00 (quinhentos cruzeiros), em 1972. Este lançamento fez parte das comemorações do Sesquicentenário da Independência e contava com o projeto gráfico do artista Aloísio Magalhães, responsável pela criação do Padrão Monetário Brasileiro de 1967.

A cédula alude a diversidade de raças que juntas formaram o Brasil em um quadro evolucionista, também nos faz perceber o caminho trilhado até ali, com a evolução territorial brasileira desde o seu descobrimento. Uma cédula marcante de um Brasil artístico, mas que ainda cambaleava economicamente. Cada padrão lançado nos brindava com verdadeiras obras de arte em papel e moeda, mas também nos levavam ao desespero da instabilidade econômica que era um fantasma que perseguia cada um dos brasileiros.

SOBRE A CÉDULA

Período de Circulação: 15 de novembro de 1972 a 30 de junho de 1987

Padrão Monetário: Cruzeiro (iníciou em 15 de maio de 1970 e teve o término 27 de fevereiro de 1986)

Símbolo: Cr$

Emissor: Banco Central do Brasil

Fabricante: Casa da Moeda do Brasil

Dimensões: 172 x 78 mm

Anverso: Figuras representativas da evolução étnica brasileira, numa seqüência das diversas raças, por ordem de precedência histórica. A partir do índio brasileiro as etnias se apresentam numa seqüência e sucessão de rostos.

Reverso: Série de Cartas histórico-geográficas, representando a evolução do território brasileiro - descobrimento, comércio, colonização, independência e integração.

A partir desse padrão monetário, a Casa da Moeda do Brasil passou a fabricar o dinheiro brasileiro com exclusividade.




Deixe sua opinião nos comentários e o seu +1! Com sua opinião fazemos uma coleção mais forte e objetiva




Banner de parceria entre Diniz Numismática e Collectgram
Postagem Anterior Próxima Postagem