NÍQUEL DO BÚFALO - Uma curiosa moeda americana


Na numismática existem vários itens que podem despertar nosso interesse repentinamente! Um leitor solicitou algumas informações sobre os 5 centavos do búfalo, moeda americana de rara beleza. Prontamente trago para todos, em especial para o nosso querido leitor Thales Marcos Oliveira, algumas informações que podem ajudar em sua correta classificação. 

Estas moedas tem sido cada vez mais procuradas por colecionadores e numismatas que se entusiasmam com as moedas americanas. O alto valor de algumas destas peças já bateu a casa de 1 milhão de dólares. Se você quiser incorporar uma destas moedas em seu acervo ou realidade financeira, o níquel de 1920 certamente é o campeão de popularidade. Nas próximas linhas você conhecerá um pouco sobre esta procurada moeda.

Esta moeda de níquel do búfalo com a data de 1920 é uma boa moeda com um bom ano para uma peça inicial em sua coleção, qualquer que você ache com boa conservação e esta data terá um bom valor. Além disso, esses velhos centavos foram cunhados em três locais diferentes, cada um avaliado separadamente, de acordo com a casa da moeda onde a peça foi cunhada. Nosso leitor não me perguntou sobre o valor de mercado de sua peça, mas vou dar uma base com referencia em um dos principais catálogos numismáticos do mundo "World Coins".

A moeda cunhada na Filadélfia, embora menos valorizada (comercialmente falando) é considerada uma boa opção para os novatos que querem se aventurar neste nicho sem correr grandes riscos, com falsificações ou ter que pagar preços estratosféricos por uma peça destas. Em todo caso, considere sempre a condição das moedas, pois isso serve para qualquer moeda que quiser adquirir.

A data, bem como sua casa da moeda, são muito importantes nas avaliações destas curiosas peças, mas nunca podemos deixar de lado a condição ou estado de conservação delas. Esta combinação é crucial para a determinação de quanto vale o seu níquel de búfalo.

Para uma boa percepção do que estamos falando, vamos ao seguinte exemplo:


Nesta moeda de "1920" podemos observar que se trata de uma moeda cunhada em Denver, note que eles usaram um "D" para marcar o local de cunhagem. Assim também iremos encontrar a letra "S" para as moedas cunhadas em São Francisco. Estas duas “casas da moeda” colocaram sua marca no reverso abaixo do búfalo. A terceira casa, a de Filadélfia, não usou uma marcação abaixo do búfalo, mas um “F” logo abaixo da data de cunhagem onde podemos notar o índio.


Confira as datas de cunhagem dos níqueis do búfalo:
1913    1921    1930
1914    1923    1931
1915    1924    1934
1916    1925    1935
1917    1926    1936
1918    1927    1937
1919    1928    1938
1920    1929

Analisando a imagem enviada pelo leitor:

O leitor Thales Marcos Oliveira nos enviou estas imagens de sua peça. Primeiro quero avisar aos amigos que uma avaliação numismática por foto ou imagem com baixa resolução é sempre um risco! Cravar que é verdadeira ou falsa seria muito complicado, pois com a moeda em mãos é bem mais fácil avaliar ou classificar uma peça. Vencendo este tema, nos sobra as características da moeda. Em minha opinião trata-se de uma moeda cunhada em "DENVER" com a letra "D" logo abaixo do búfalo e seu estado de conservação seria, MBC (muito bem conservada). Como a cotação já foi dada anteriormente, aconselho ao leitor procurar fisicamente uma casa numismática para que alguém possa atestar em mãos a qualidade e autenticidade da peça. Se algum leitor quiser debater a temática ou discutir pontos sobre a moeda do Thales, nossos comentários estarão abertos para que seja promovido este encontro de ideias. Abaixo deixo as imagens para que os amigos possam refletir sobre o tema.




Postagem Anterior Próxima Postagem