UMA EXPOSIÇÃO NUMISMÁTICA DE DAR INVEJA! – O Santander Cultural lança um Livro e uma Exposição permanente de moedas brasileiras.

Considerado o maior acervo de moedas do Rio Grande do Sul, as peças pertencentes a Coleção Santander Brasil agora podem ser vistas pelo público por meio de dois novos projetos. Desde o dia 18 de janeiro, a exposição Brasil numismático – a moeda brasileira de 1822 a 2017, está aberta para o grande público, também contando com o livro Numismática, que fica disponível na Biblioteca do Santander Cultural, o livro também será distribuído em bibliotecas instituições culturais, escolares, bancárias e universidades.

A coleção reúne exemplares do ouro ao aço inoxidável, conta com peças de vários países e em especial, peças do Brasil. Os sistemas monetários brasileiros são lembrados iniciando a exposição a partir de 1822, ano em que o Brasil oficialmente torna-se independente de Portugal. A objetivo do projeto é fazer uma viajem monetária dos réis ao real, mostrando cunhos diversos e a variedade em metais utilizada em nosso país ao longo da história. A numária brasileira por meio da exposição também mostrará as riquezas da fauna e da flora, as belezas naturais, os principais setores da economia nacional e aspectos da história política, cultural, econômica e social.

O objetivo da exposição é dividir com os visitantes uma parte importante da história, ou seja, apresentar mais de 1500 peças carregadas de histórias cujos valores formam o patrimônio material e imaterial da instituição, mas principalmente o retrato do País.

A exposição...
São 17 painéis que pretendem preservar histórias, tempos distintos, regiões próximas e longínquas, com um universo de informações sobre: Anatomia da moeda; As moedas de ouro; As casas da moeda no Brasil; Advento da República; Cruzeiro; Cruzado; Cruzado Novo; Novo Cruzeiro, Cruzeiro Real e Real.

O livro...
Em sintonia com a mostra, o Santander Cultural acaba de lançar o livro Numismática/Coleção Santander Brasil, primeira publicação de oito volumes sobre a coleção histórica da instituição. Moedas, medalhas, cheques, cadernetas, livretos, livros contábeis, certificados, cédulas, recibos, chapas, fotografias, máquinas, cofres, certidões, chaves, grampeadores, perfuradores, balanças para ouro e para cartas e outros objetos curiosos, estão catalogados nas áreas: bibliografia, documentação, iconografia, maquinaria, medalhística, mobiliário e tesserologia. Neste primeiro livro é possível encontrar moedas de cinco continentes e conhecer em detalhes a história monetária ‒ afinal, essas peças são um dos principais responsáveis por narrar os fatos que hoje conhecemos, da Antiguidade ao mundo contemporâneo.

Fonte: Revista News e Santander Cultural
Adaptação: Bruno Diniz

Exposição permanente Brasil numismático – a moeda brasileira de 1822 a 2017
Aberta ao público a partir de 18 de janeiro
Subsolo Santander Cultural
Livro Numismática / Coleção Santander Brasil (Livro disponível para leitura e pesquisa na Biblioteca Santander Cultural)

Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico
Porto Alegre RS Brasil 90010-191
Telefone: 51 3287.5500
scultura@santander.com.br | www.santandercultural.com.br

Horário de funcionamento
Terças-feiras a sábado, 10h às 19h
Domingos, 13h às 19h
Bilheteria: terças-feiras a domingo, 14h às 19h

Não abre segundas-feiras e feriados
Postagem Anterior Próxima Postagem