MOEDAS COMEMORATIVAS DA FAO NO BRASIL - Moedinhas cada vez mais difíceis de serem encontradas.

As moedas da comemorativas de circulação comum sempre me chamaram atenção. Ultimamente as moedas da FAO tem desaparecido de fato, tornando-as raras, principalmente as moedas de 1995 da antiga família do Real. A imagem da foto oferece ao amigo leitor uma edição do livreto de lançamento original do programa no Brasil e as três primeiras moedas da series emitidas em terras brasileiras. Um item raro pelo conjunto da obra! Mas com um propósito ainda mais nobre que sua raridade numismática. Difundir a importância do cultivo de alimentos em todo o planeta foi o seu maior legado.

No ano de 1968, a ONU por meio de sua agencia que trata da Alimentação e Agricultura no mundo a FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations, deu início a um projeto que visa emitir moedas com o tema da produção de alimentos no mundo. Contando com a adesão de mais de 20 países, cada um emitindo a cultura alimentícia de seu país.

O nosso país estava envolvido neste bloco de adesão da campanha mundial da FAO e emitiu nossas moedas temáticas nos anos de 1975, 1985 e 1995, sempre em harmonia com o aniversário da FAO década após década. Vale ressaltar que a FAO foi fundada em 1945.
A primeira emissão de moedas da FAO no Brasil foram as de 1, 2 e 5 centavos, todas emitidas entre 1975 e 1978. As peças traziam o anverso com efígie da República, e em seu reverso, a de 1 centavo trazia a cana-de-açúcar, a de 2, a soja e a de 5 uma cabeça de um boi de corte. Todas as moedas apresentavam ainda a inscrição “alimentos para o mundo”.

Outras emissões
A segunda emissão ocorreu em 1985, nas moedas de 1 e 5 cruzeiros, cujos anversos foram redesenhados para a ocasião, mas trazendo os mesmos “homenageados”, o cana e o café, respectivamente. Também constava a inscrição “alimentos para o mundo”.

A terceira emissão foi em 1995, com as moedas de 10 e 25 centavos da primeira família do real. A cunhagem foi feita com a mudança no anverso das peças de 10 e 25 centavos. A moeda de 10 centavos trazia duas mãos formando uma com um punhado de terra, do qual brota uma planta e logo abaixo a inscrição “FAO  1945/1995” e “Alimentos para o mundo”, além da inscrição “Brasil”. Na de 25 centavos, um lavrador debruçado tratando de uma planta folhosa, com as mesmas inscrições.


Depois de 1995 o programa de emissões de moedas da FAO foi extinto e os países participantes foram comunicados que não precisariam mais emitir estas moedas comemorativas. A FAO declarou extinto o programa em 2008.

Quantas moedas brasileiras foram emitidas

12 moedas ao todo, sendo as de 1, 2 e 5 centavos dos anos de 1975, 1976, 1977 e 1978, 1 e 5 cruzeiros de 1985 e 10 e 25 centavos de Real com datas de 1995.


        
MOEDAS COMEMORATIVAS DA FAO NO BRASIL - Moedinhas cada vez mais difíceis de serem encontradas. MOEDAS COMEMORATIVAS DA FAO NO BRASIL - Moedinhas cada vez mais difíceis de serem encontradas. Reviewed by BRUNO DINIZ on janeiro 03, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.