O REICHSMARK ANTES, DURANTE E DEPOIS DE HITLER - As moedas que circularam na Alemanha antes, durante e depois da segunda grande guerra.

Vamos abrir a postagem de hoje de uma forma bem tranquila, mesmo com a latente polêmica do tema escolhido! Não sou antissemita, não faço apologia ao nazismo e tão pouco me identifico com esta ideologia mórbida e perversa, mas a história foi vivida, passou e deve ser contada. Certamente terminaremos nossa postagem com a beleza das informações numismáticas, mas temos que aproveitar o bojo para limpar a casa e colocar as coisas em ordem! Muitos amigos socialistas e comunistas acusam atualmente e historicamente, os liberais e “conservadores de direita” de nazistas. Ignoram que o nacional-socialismo nazista era similar ao próprio socialismo implementado em vários países ao longo dos anos em muitos aspectos, ambos opostos ao liberalismo ou ao conservadorismo. De presente aos ilustres amigos de orientação socialista, ofereço humildemente, esta postagem que trata das moedas cunhadas na Alemanha em seus vários períodos e denominada Reichsmark, desde sua criação em 1924. Esta postagem funcionará como minha parcela de contribuição para a construção da paz no campo do idealismo politico, deixando supostas rusgas de lado e desfrutando de informações pertinentes e de cunho histórico. Repito que não tenho a pretensão de fazer qualquer apologia ao nazismo e suas atrocidades, tomando o devido cuidado de cobrir o brasão nazista de livre e espontânea vontade. Não critique a postagem sem antes ler seu conteúdo.


Caso, por algum acesso de cegueira psicológica ou ideológica, algum socialista ainda quiser dar vasão ao seu discurso de ódio ou algum liberal/Conservador queira criticar posturas idealistas de esquerda, lembrem-se todos que a foice e o martelo, símbolos comunistas, conviveram lado a lado com a velha suástica, o tão desprezível símbolo nazista. Para quem nunca buscou algo mais profundo do que seu próprio ego, devo lembrar que antes de romper com o pacto Molotov-Ribbentrop que foi deixado de lado pela gananciosa visão de Hitler, comunistas e nazistas conviveram em considerável harmonia. Assim como os conservadores liberalistas também possuem sua grande parcela de culpa nos crimes do colarinho branco.

Claro, que os socialistas e os nazistas viviam em acirrada concorrência para provar quem de fato tinha a melhor visão do suposto bem social. Essas duas ideologias sempre estavam disputando o mesmo território e não em campos opostos, pois eram irmãos gerados no mesmo ventre socialista. Na contramão histórica estavam justamente os liberais e os conservadores, repudiando tanto o socialismo/comunismo como o nazismo (nacional-socialismo).

Agora que todos já sabem um pouco mais sobre o assunto e já estão apaziguados e vivendo em paz até mesmo nos comentários desta postagem, quem é de orientação esquerdista não pode acusar um liberal de nazista como estamos vendo ultimamente! Não resta dúvida de que se trata de pura ignorância e ofensa, vamos todos agir com respeito aos ideais uns dos outros, pois todos temos nossos acertos, erros e nossa parcela de culpa!

Agora vamos ao belo e divino assunto que nos trouxe até aqui, mesmo depois do pacifico puxão de orelha. O Reichsmark foi a moeda oficial utilizada na Alemanha desde 1924 até o dia 20 de junho de 1948. Foi substituída pelo marco alemão (Deutsche Mark) da República Federal da Alemanha e pelo marco da RDA (Mark der DDR) da República Democrática Alemã quando a Alemanha foi dividida.


O Reichsmark foi introduzido em 1924 para substituir ao Papiermark devido à hiperinflação existente, que tinha atingido sua cota máxima no ano anterior. A mudança entre o antigo Papiermark e o Reichsmark foi de 1.000.000.000.000 a 1. Com a finalidade de estabilizar a economia e suavizar a transição entre uma moeda e outra, o Papiermark não foi substituído diretamente pelo Reichsmark, ainda seria criado o Rentenmark, uma espécie de moeda interina criada pelo Deutsche Rentenbank para circular até a implantação definitiva do  Reichsmark. 

Infelizmente as postagens não trazem em seu corpo as imagens para ilustrar de maneira mais prática as informações que tanto queremos passar, mas farei o possível para que você possa entender.

MOEDAS
As primeiras moedas do Reichsmark, sob o comando de Adolf Hitler, apresentam algumas variantes, por isso sempre verifique com cuidado cada moeda e sempre procure o auxilio de um bom catálogo (World Coins). A seguir trago uma tabela com os valores faciais, metais, anos das primeiras moedas e suas últimas emissões:

VALOR FACIAL – METAL – ANO DA PRIMEIRA EMISSÃO – ANO DA ÚLTIMA EMISSÃO
1 Reichspfennig - Bronze – 1936 - 1940
2 Reichspfennig - Bronze - 1936 - 1940
5 Reichspfennig - Bronze de alumínio – 1936 - 1939
10 Reichspfennig - Bronze de alumínio – 1936 - 1939
50 Reichspfennig – Níquel – 1938 – 1939
1 Reichsmark – Níquel – 1933 - 1939
2 Reichsmark – Prata – 1936 - 1939
5 Reichsmark – Prata – 1936 - 1939

VARIANTES
Os valores de 50 Reichspfennig e de 5 marcos apresentam variantes em relação as moedas citadas anteriormente, veja que a de 50 50 Reichspfennig descrita aqui possui alumínio ao invés de níquel e a de 5 Reichsmark possui uma versão cunhada em 1935. Veja:

VALOR FACIAL – METAL – ANO DA PRIMEIRA EMISSÃO – ANO DA ÚLTIMA EMISSÃO
50 Reichspfennig – Alumínio – 1935 - 1935
5 Reichsmark – Prata – 1935 – 1936

MOEDAS USADAS EM TEMPO DE GUERRA
Quando a Alemanha Nazista entrou de fato na guerra, o Reichsbank mudou a composição das moedas circulantes, por conta do uso militar dos metais mais resistentes e posteriormente por sua escassez. Também em 1940, retirou de circulação as moedas de 2 Reichspfennig, e as de 1, 2 e 5 Marcos. Os valores vigentes até o fim da guerra foram os seguintes:

VALOR FACIAL – METAL – ANO DA PRIMEIRA EMISSÃO – ANO DA ÚLTIMA EMISSÃO
1 Reichspfennig – Zinco – 1940 - 1945
5 Reichspfennig - Zinco – 1940 - 1944
10 Reichspfennig – Zinco - 1940 - 1945
50 Reichspfennig – Alumínio – 1939 – 1944

MOEDAS DO PÓS-GUERRA
Com a queda do regime Nacional socialista liderado por Adolf Hitler, foram tiradas de circulação todas as moedas que levavam em seu cunho a Suástica. Elas foram substituídas pelas seguintes moedas:

VALOR FACIAL – METAL – ANO DA PRIMEIRA EMISSÃO – ANO DA ÚLTIMA EMISSÃO
1 Reichspfennig - Zinco – 1945 - 1946
5 Reichspfennig - Zinco – 1947 - 1948
10 Reichspfennig – Zinco – 1945 - 1948

CÉDULAS
A seguir, alguns valores faciais de cédulas que circularam antes da queda da Alemanha Nazista:

VALOR FACIAL
5 Reichsmark
10 Reichsmark
20 Reichsmark
50 Reichsmark
100 Reichsmark
1.000 Reichsmark

A SUBSTITUIÇÃO DO REICHSMARK
Após 1949, a Alemanha foi dividida em duas repúblicas que funcionavam como países: a República Federal Alemã e a República Democrática Alemã. Cada país adotou uma própria e nova unidade monetária. A Alemanha Federal adotou o Marco alemão, enquanto a Alemanha democrática utilizou o Marco da República Democrática Alemã até seu desaparecimento no dia 3 de outubro de 1990, sendo substituída esta pela moeda da República Federal da Alemanha.

IMPORTANTE
Não darei mais informações adicionais sobre as moedas em circulação no período nazista, bem como não darei informações sobre a moeda que ilustra nossa postagem. Espero contar com a compreensão de todos.

#numismática #brunodiniz #históriamundial #históriadobrasil #historiador #historiadorbrunodiniz #notafilia #diniznumismática







Postagem Anterior Próxima Postagem