COMO IDENTIFICAR PATACÕES E MOEDAS DA “SÉRIE ESPECIAL” - Série cunhada em alusão a elevação do Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves.

A postagem de hoje nos leva ao ano de 1815, onde Portugal passou a ser um Reino Unido (Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves). Em consequência, ordenou-se que, que as moedas, a partir de então, fossem cunhadas com nova legenda e novo desenho alusivos ao novo Reino. Nessa época, D. João ainda era Príncipe Regente e como o novo desenho ainda não havia sido instituído, foi cunhada em 1816, na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, uma série de 5 moedas com letra monetária R, onde apenas a legenda foi alterada, demonstrando a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves. Essa série de 5 moedas, hoje conhecida como “série especial”, é composta de:

-2 moedas de cobre (20 e 40 Réis),
-2 moedas de ouro ( 4000 e 6400 Réis )
-Uma moeda de prata (960 Réis).

Convém ressaltar que o desenho colonial das moedas não foram alterados. A alteração do desenho somente se deu em meados de 1818. Em 1817 e parte de 1818, as moedas voltaram a ser cunhadas com legenda e desenho da Colônia.

PATACÃO ANTERIOR A SÉRIE ESPECIAL

A moeda antiga vinha com a seguinte legenda:
JOANNES .D. G. PORT. P. REGENS. ET. BRAS. D. (JOANNES.Dei.Gratia. PORTugaliae. Princeps. REGENS. ET. BRASiliae. Dominus).

Tradução da legenda:
João pela graça de Deus Príncipe Regente de Portugal e Senhor do Brasil.

PATACÃO DA SÉRIE ESPECIAL

No "patacão" da chamada série especial (que ilustra a postagem) a legenda, de anverso, passa a ser:
"JOANNES.D.G.PORT.BRAS.ET.ALG.P.REGENS"_
(JOANNES.Dei.Gratia.PORTugaliae.BRASiliae.ET.ALGarbiorum.Princeps.REGENS), Demonstrando a elevação do Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves.

Tradução da legenda:
 João pela graça de Deus Príncipe Regente de Portugal, Brasil e Algarves.

Importante:
Os 960 Réis de 1816R, série especial, apresentavam desenhos da Colônia, mas já faziam parte do Reino Unido, somente com alterações na legenda.


Em 1817 e parte de 1818, as moedas voltaram a ser cunhadas com o desenho colonial antigo e legenda original - JOANNES.D.G.PORT.P.REGENS.ET.BRAS.D - apesar do Brasil não ser mais uma Colônia. Posteriormente, com a coroação (1818), D. João passou da condição de Príncipe Regente para a condição de Rei sob o título D. João VI, e aprovou o novo desenho e a nova legenda (JOANNES.VI.D.G.PORT.BRAS.ET.ALG.REX) para as moedas que seriam cunhadas no Reino Unido. Dessa forma, foram cunhados (com letra monetária R), no período que vai de 1816 a meados de 1818 , patacões com:

a) Desenho Colonial e legenda original, tendo D. João como Príncipe Regente.

b) Desenho Colonial e legenda alusiva à elevação do Brasil a categoria de Reino Unido, tendo D.João como Príncipe Regente (1816R – série especial)

c) Desenho Colonial, retornando à legenda original (1817R e 1818R), ainda com D. João como Príncipe Regente, apesar do Brasil não ser mais considerado uma Colônia.

d) Desenho e legenda novos (Reino Unido – 1818R).

Assim sendo, existem dois tipos diversos de patacões com a data 1816R, um tipo com a data 1817R e dois tipos com a data 1818R.



Postagem Anterior Próxima Postagem