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A misteriosa sinhazinha da cédula de 2 mil Réis e suas aparições em outras cédulas.


                        Em 1860, a UM JOVEM Mato-grossense de APENAS 12 anos, empreendeu Uma viagem de SUA Cidade natal, Cuiabá, comeu hum Capital que entao Império do Brasil, Rio de Janeiro.Em 1860, um Jovem mato-grossense de APENAS 12 anos, empreendeu Uma viagem de SUA Cidade natal, Cuiabá, a Rumo a Capital do Império do Brasil, Rio de Janeiro. Partiu parágrafo Realizar SEUS ESTUDOS, Como seria de se Esperar de hum filho da oligarquia local. Seguiu em lombo de mula atraves do sertão, transpondo rios a nado e de Todos os rigores de Uma viagem Semelhante, em Uma Época that o interior do Brasil era AINDA POR Coberto matas e Florestas. O periplo Durou cerca de Três meses. O nomo Deste Jovem? Joaquim Duarte Murtinho (1848-1911).
Apos Estudos Preliminares, ingressou na Escola Politécnica, no entanto, Não Se Tornou engenheiro e sim hum dos Mais disputados Médicos homeopatas do Rio de Janeiro.
Com a Mudança do Regime imperial PARA O republicano Entrou Para uma Política, foi Senador da República (1890-1896, 1903-1906 e 1907 hum 1911) e Ministro da Fazenda de Campos Salles (1898-1902).
Foi hum dos Homens Mais ricos e influentes de SUA Época, celibatário convicto, Nunca Veio a constituir Família.
Na Política Fez muitos Inimigos, Entre enguias estava o Deputado sergipano Fausto Cardoso.
Entrando não das hipóteses Campo, passamos a descrever O Que Aconteceu, pois provavelmente térios Sido UM DOS Maiores escândalos de da Época, e that AINDA provoca DISCUSSÕES há ambito da História e de da numismática, vejamos: 
Por volta de 1890-1892 [3], Joaquim Murtinho entao com Quarenta e poucos anos, mas ocupando o posto Já de Senador da República, encarregou o jornalista Artur Guaraná, Que Fazia Uma cobertura de Assuntos Econômicos cabelo país, de LHE auxiliar na Procura de Uma Jovem Pará servir de modelo na confecção da futura cédula de 2 mil-réis do Tesouro Nacional. 
A estampa da cédula de 2 mil-réis em Circulação na Época (8ª estampa) aproveitada havia Sido do Império, substituindo-se a efigie de D.Pedro II Pela Alegoria da Justiça.
Agora se pretendia substituir Uma estampa e Pará ISSO, procurava-se Uma Imagem de Uma Jovem bonita, do brasileiro tipo, parágrafo representar uma figura da República. 
O jornalista realizou Uma busca e encontrou em Estúdio Fotográfico de hum senhor Chamado Guimarães, estabelecido na esquina das Ruas da Assembléia com Gonçalves Dias, Uma FOTOGRAFIA de Uma Jovem conhecida NAS rodas Literárias e Jornalisticas de São Paulo, deixando o Seu Verdadeiro Nome em sigilo, referindo-se a ELA por "Sinhazinha". Ela vivia com o SUA Mãe e colaborava com Jovens poetas e prosadores, parágrafo o Diário Popular e Outros Periódicos de Pouco apuro literário. 
Um Jovem foi apresentada parágrafo Joaquim Murtinho parágrafo servir de modelo a cédula da República. Ela viajou Para o Rio de Janeiro e em SEGUIDA Para a Europa. O Envolvimento amoroso da Jovem com Joaquim Murtinho Parece ter ficado evidenciado Nesta Viagem.
Na Europa, a Jovem, apos ter Passado por Lisboa e provavelmente POR Paris, dirigiu-se parágrafo Viena, Onde foi apresentada Ao pintor Conrad Kiesel (1846-1921) Para Que este Pudesse Realizar OS retratos that seriam utilizados na futura cédula. 
O pintor realizou Vários retratos, Entre enguias "Dolores" e "Saudade" Logotipo do that were em SEGUIDA encaminhados AOS Estados Unidos, parágrafo um ABNCo, that procederia com a Realização das gravuras Necessárias Para a confecção das cédulas. 
A ABNCo. encarregou o Gravador Japonês Sukeichi Oyama (1858-1922), era that Funcionário da Empresa (1891-1899), de Efetuar como gravuras. e realizou Pelo Menos Duas gravuras that seriam utilizadas parágrafo a confecção das cédulas, Uma denominada "Zella" (1893), obtida a Partir Fazer Retrato de autoria de Conrad Kiesel, denominado "Saudade", ea Outra, "Mima" (1894) obtida A PARTIR fazer Retrato denominado "Dolores". 
Era praxe na ABNCo, enguias utilizarem gravuras.

 "Zella", primeiramente, Em Tres Oportunidades, há Bilhete de 20 Dólares de 1897 (PS627) do Bank of Nova Scotia (Província da Nova Escócia - Canadá), Bilhete de 20 pesos de 1898 (PS180) de Fazer El Banco de Concepción (Chile ) e Bilhete de 100 pesos, também de 1898 (PS199) de Fazer El Banco de Coahuila (México). 
Em 1900, Finalmente, Uma gravura "Zella" foi utilizada na cédula brasileira (2 mil-réis de 1900, da 9ª estampa do Tesouro Nacional - R082; P.11) e Acabou POR CAUSAR UM grande furor na Câmara dos Deputados, Sendo o Ministro da Fazenda acusado de reproduzir Uma figura de SUA "meretriz" Dinheiro em do Estado.

PERSEGUINDO A VERDADE

                        Tomamos Contato COM ESTA atraves Questão há Alguns ANO do Livro de F. dos Santos Trigueiros, Dinheiro no Brasil, cuja Primeira edição E de 1966 e de Dois Periódicos, um da SNB (n ° 50, de 1976) e Outro da SFN de João Pessoa (n ° 68 de 2001).
                        NÃO entanto, vejamos ESTA Questão desde o Início.

A acusação na Câmara dos Deputados

                        Na Sessão de 6 de setembro de 1900, o Deputado sergipano Fausto Cardoso, em linguagem hum tanto rebuscada, relatou: 


"(...) Mas o orador atacou o Sr. Ministro da Fazenda [4], desde O Primeiro dia, em that falou Até O Ultimo, e S. Ex. Disse Que o orador se atirou Uma ELE COM Uma linguagem de arrieiro , com Palavras insólitas, ferindo hum SUA Reputação ilibada, etc., etc.
Notas porventura Uma linguagem de arrieiro E Aquela em Que Disse Que Como fazer Tesouro trazem Como Símbolo da República retratos de meretrizes?
Não É Demais repetir, when Já o Disse o orador e consta dos Anais, that IstoÉ Uma Verdade.
Mas denunciar hum Fato Dessa Ordem e rebaixar o Parlamento, e linguagem de arrieiro?
Nao. O FATO UMA avilta de Quem o praticou e NÃO Uma Quem o denunciou. E, EM vez da grita Que se levantou, O Que Fazer se era Devia demonstrar Que o Sr. Ministro da Fazenda NÃO tinha Realmente posto NAS Notas do Tesouro retratos tais.
ISTO Não Se fez, NEM SE PoDE de Fazer, Porque aqui esta Uma Nota EM UMA Que figura das meretrizes Mais conhecidas na Capital Federal: Sra .. Prates (. O orador Mostra Uma Nota do Tesouro, na qua Diz Estar estampado este Retrato) .  
Quem poderá Negar Que este that figura aqui esta Dessa Não É Tão mulher conhecida?
Mas, dirão: "não deveis Dizer, deveis poupar pátria Uma vergonha A Nossa.".
O Sr. Benedicto de Souza - Mas V.Ex. PODE garantir Que foi o Sr. Ministro Que hum Mandou estampar ai?
O Sr. Fausto Cardoso -. Basta "(Brasil Congresso Nacional .. Anais da Câmara dos Deputados V.5, Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1900, p.144-145). (Nosso grifo).. 

                        O Deputado Fausto era Fragoso Inimigo Político declarado Fazer ENTÃO Ministro da Fazenda Joaquim Murtinho, vejamos hum Trecho do Seu discurso de 4 de setembro de 1900: 

"Sr. Presidente, apesar de ter o Espírito cansado EO Corpo em Ruínas, continuo a desempenhar-me do Compromisso, that, na Defesa dos Interesses Nacionais, tomei Paragrafo Comigo MESMO, de Mostrar à luz da Maior Evidência Que a Doutrina administrativa ea Conduta Sr. Ministro da Fazenda São Fazer contrárias Ao Direito, à moral, Como Leis, Como tal Grandes Conveniências Públicas.   "(Idem, 4 de setembro de 1900, p.63)

                         Terios Até MESMO Rui Barbosa entrado na DISCUSSÃO, afirmando "ser Autêntico o ignóbil Corpo de delito" acrescentando NÃO haver nada na efigie daquela mulher that nomeasse NÃO Uma rainha do Mundo obsceno. [5]    


O Testemunho da historiografia

                        Em 1990, o historiador José Murilo de Carvalho na obra A Formação das Almas: O Imaginário da República n.º Brasil, na parte Que Diz Respeito Ao OSU da alegoria feminina REPRESENTANDO Uma República, nos Traz: 


"O Exemplo Mais escandaloso de desmoralização da República POR Meio da Representação feminina Veio de Um ministro Fazer Vendas Governo Campos. Em 1900, o Deputado Fausto Cardoso denunciou na Câmara dos Deputados o ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho POR ser" um homem Que manda reproduzir notas NAS do Tesouro, nos dinheiros do Estado, Como Símbolo da República, O Retrato de meretrizes. Segunda a Denúncia that provocou tumulto na Câmara e Levou Uma Suspensão da Sessão, Mas que NÃO foi contestada, Uma foto seria de Uma tal Sra. Prates , o das meretrizes UMA Mais conhecidas da capital. Segundo versões OUTRAS, seria de Laurinda Santos Lobo, sobrinha e amante de Murtinho. Sem da reverso nota, Era Uma representada República Por uma Palas Atena Clássica, de Capacete, escudo e lança. Uma nota e Um Resumo precioso. A República, QUANDO NÃO SE representava Pela abstração, Clássica OU romântica, Só encontrava Seu Rosto na version da mulher corrompida, de Uma Época res publica, NÃO SENTIDO em Que Era Uma prostituta hum mulher pública ". (Em, A Formação das Almas :. O imaginário da República no Brasil José Murilo de Carvalho São Paulo:. Companhia das Letras, 1990, p 0,88 / 89). (Nosso grifo).         

                        Em 1996, o historiador Fernando Antonio Faria, retomando o MESMO ASSUNTO na obra Arquivo das Sombras: A Privatização do Estado brasileiro nsa ano Iniciais da Primeira República, comentou: 
"Promiscuas Como Relações between Negócios e Política vigentes ERAM o Reflexo invertido de Uma Visão de Mundo incapaz de ordenar e distinguir OS limites do campo Público do Privado, Numa sociedade em that AINDA, A Ordem burguesa encontrava fortes resistências A SUA Implantação. Murtinho pertenceu a Geração Uma that presenciou a Universalização do Dinheiro Como valor da sociedade de Fundamentos. Sua existencia Esteve Toda voltada Paragrafo Acumulação de Riqueza. Difícil identificar Algum ato de SUA vida adulta Que nao tivesse POR tras de si Uma Perspectiva de material de ganho. Seu Contato com o era Mundo Orientado Cabelo Dinheiro é Sua Avaliação era precedida Por Um Cifrão. Como o Dinheiro Público sempre Teve hum MESMA Cor e Formato de Dinheiro Privado, um Confusão Entre estas Duas instancias era insolúvel EM SUA Maneira de Ver O Que LHE rodeava. Modelo Acabado De . Que acabamos de DiZer FOI O Caso de da Cédula de Rs 2 $ 000. versões Utilizaremos Mais uma Vez Duas Paragrafo expor o Episódio:. Uma Crítica e Outra justificante José Murilo de Carvalho, em SUA obra Sobre A Formação do Imaginário da República n .º Brasil, na parte destinada Ao Estudo do USO da alegoria feminina Paragrafo representar Uma República, Joaquim Murtinho Como apontou o Responsável pelo "Exemplo Mais escandaloso de desmoralização da República POR Meio da Representação feminina" [6] O historiador REFERÊ-se à Denúncia Feita Cabelo fervoroso adepto de Herbert Spencer, Deputado Fausto Cardoso, de that o ministro da Fazenda Joaquim Murtinho era "um homem Que manda reproduzir notas NAS do Tesouro, nos dinheiros do Estado, Como Símbolo da República, O Retrato de meretrizes" [7]      
A figura feminina impressa na Cédula de Rs. 2 $ 000 em 1900, Segundo o parlamentar sergipano era atribuída à senhora Prates, prostituta de Renome no Rio de Janeiro. Bombástica A Afirmação, SEGUIDA de exibição da cédula, apesar de ter provocado Uma Suspensão da Sessão da Câmara dos Deputados, foi de:. de: Não refutada A Imagem do mau Exemplo that provocou indignação tal, Segundo OS Outros, Nao era da CITADA senhora, mas de. Laurinda Santos Lobo, sobrinha e amante do celibatário de Santa Teresa O historiador concluiu Uma mineiro that República "de Versão para encontrava Seu Rosto da Mulher na corrompida, Era Uma res publica, Não SENTIDO em Que Era Uma prostituta uma mulher pública". [8]       
O MESMO Caso narrado, Quase Meio Século DEPOIS de Cabelo ocorrido jornalista do Jornal do Commercio, that assinava COM SUAS Materias Como Iniciais "JL", assumiu feições distintas. O articulista reproduziu em SUA Coluna o Diálogo that mantivera na semana anterior com Juvenal Murtinho na tradicional Rua Gonçalves Dias, no centro da Cidade do Rio de Janeiro, publicado no cited Durante Uma jornal semana comemorativa do centenário do nascimento do Ilustrado brasileiro. Versão Nessa, o ministro da Fazenda, Quando da Emissão de papel-Moeda em 1900, decidira decorar Uma Nova cédula de Rs. 2 $ 000 com Uma estampa feminina Jovem, bonita e com tipo Bem brasileiro. Para tanto encarregou o jornalista Artur Guaraná, Que Fazia Uma cobertura de Assuntos de economia para- O Paiz, de se desincumbir da Tarefa [9 ].   
Apos Levantamento Feito Cabelo periodista NÃO Estudio Fotográfico Guimarães, estabelecido na esquina das Ruas da Assembléia com Gonçalves Dias, localizou hum FOTOGRAFIA de Uma moça conhecida NAS rodas Literárias e jornalísticas da Capital de São Paulo, sem Período 1895-1898, Cujo Nome Verdadeiro foi omitido por "JL", referindo-se Uma POR ELA "Sinhazinha". A Jovem senhora vivia com SUA Mãe e colaborava com Jovens poetas e prosadores, Paragrafo o Diário Popular e Outros Periódicos de Pouco apuro literário. O autor, em momento Algum, era estabeleceu Qual a fonte de Onde Ela tirava Seu sustento. repentinamente, "Sinhazinha" viajou Para o Rio de Janeiro e andamentos Apos hum Paragrafo Europa, retornando à brasileira de capitais em Virtude de Moléstia that contraíra sepultura em Lisboa. Teria falecido no ostracismo [10]. Outra lacuna deixada Cabelo articulista foi o destino da Mãe da Jovem. 
O jornalista assinalou that, logotipo DEPOIS de ter entrado em Uma nova cédula Circulação, levantou-se Uma Enorme onda de indignação that, do Rio de Janeiro, se irradiou PARA O restante Fazer país, com Uma condenação Daquele abuso de Poder. A efigie seria de uma pessoa a quem de de de Murtinho "SEUS prodigalizava OS estimulassem em Troca daqueles Que Uma dama NÃO LHE regateava" [11].  Em Com Toda a IMPRESSÃO Presente em SUA Formulação e com Uma Característica Escorregadia de SUA redação, o depoimento Feito 1948 NÃO entrava em choque com Uma interpelação Feita POR Fausto Cardoso na Câmara dos Deputados em 1900, e resgatada POR José Murilo de Carvalho em 1990.
O spenceriano convicto, POR Certo, jamais poderia Imaginar Que SUA decisão provocaria tanta celeuma, Ganhando Até MESMO o epíteto de escandalo. Ora, Paragrafo o solteirão de Santa Teresa Tudo era proveniente do Dinheiro ea forma do Dinheiro retornava. Havia dedicado SUA vida Inteira Ao Trabalho de amealhar o vil metal, E de forma ATRAVES DELE conseguia COMUNICAR-SE COM OS SEUS Contemporâneos, MESMO Tratando-se de Questão Tão íntima. Sem tela Caso em, presa fóruns ELE de SUA Própria Armadilha, armada na interseção Entre Público e privado "(Em ,. Arquivo de Sombras: A Privatização do Estado brasileiro nsa ano Iniciais da Primeira República .. Fernando Antonio Faria Rio de Janeiro, Sette Letras, c.1996, p.59-62) (grifo Nosso).. 

                         Versão Acreditamos Que esta ultima contida no Jornal do Commercio E UM Que se aproxima da Realidade Mais, motivo Cabelo Qual a inserimos nd Primeira parte Desta Matéria, Como Sendo de Uma hipótese Mais provável destes acontecimentos.  

A Questão NÃO Âmbito da Numismática

O Meio Circulante [12]   em 1900


                         Durante o Império circularam 23 cédulas [13]   emitidas Cabelo Tesouro Nacional e impressas Pela Empresa American Bank Note Company de Nova Iorque (ABNCo.). Como Primeiras cédulas impressas POR ESTA Empresa Para o emitidas Tesouro Nacional were em 1869, nsa Valores de US $ 5 000 réis (7ª estampa) e 10 $ 000 réis (6ª estampa).  
                        Tivemos Uma Outra Empresa that realizou Impressões PARA O Tesouro Nacional, Uma inglesa Perkins, Bacon & Peth (SUCESSORES e SEUS), ESTA desde 1835.  
                        Daquelas 23 cédulas da ABNCo, 20 continuaram em Circulação APOS A Queda do Império (Todas com Uma efigie do Imperador D. Pedro II), Sendo Que A Última SOMENTE Perdeu o valor [14], em 1922 (ano do Centenário da Independência).
                        Como emissões da República tiveram inicio em 1890, com Quatro Valores, 2 $ 000, US $ 5 000, 10 000 $ e 20 $ 000 réis, com estampas aproveitadas do Império, substituindo-se a efigie do Imperador POR simbolos Republicanos. O MESMO aconteceria em 1891 com Uma Emissão de Cédula de 1 da $ 000 réis EM that TEMOS o Palácio Imperial (Hoje Museu Imperial) substituindo a efigie de D. Pedro II.
                        A cédula Primeira "Própria" da era republicana Viria APENAS em 1892, um cédula de 100 $ 000 réis, com a Efígie da República NÃO anverso, portando o barrete frigio [15]. Todas estas cédulas impressas estavam Pela ABNCo.
                        Desta forma, em 1899 e nsa Primeiros meses de 1900, tínhamos 20 cédulas do Império that continuavam a circular, 5 Cédulas that tiveram hum Estampa aproveitada do Império (com hum Adaptação de símbolos Republicanos Uma UO Uma substituição da Imagem do Imperador) e 7 Novas estampas da República, perfazendo 32 estampas, Todas impressas Pela ABNCo. [16]
                        A cédula de 2 $ 000 da 9ª estampa (Objeto Desta Matéria) vinha substituir hum de 2 $ 000 réis da 8ª estampa, that aproveitada havia Sido do Império, Como VIMOS. [17]
                        Em 1900, teríamos hum AINDA Emissão de Valores Outros Dois, de 20 e 50 mil-réis, respectively de da 9ª e 8ª estampas, impressas Pela impressa Bradbury, Wilkinson & Company Limited (BWC), de Londres. Este seria Empresa adquirida Pela ABNCo . Em 1903 e mantida Como subsidiária Autônoma Até 1986, Quando foi vendida Paragrafo hum De     La Rue.

A American Bank Note Company (ABNCo.)  

                        Empresa Criada POR Robert Scot em 1795 e Consolidada em 1856/58. Segundo F. Trigueiros, Uma História da Empresa ESTA ligada a Paul Revere, that "... em 1775, Pela Primeira Vez, empregou O Processo calcográfico na IMPRESSÃO de valores, OU SEJA, gravou nsa Estad OS Unidos da América O Primeiro Bilhete de banco, Sendo considerado o Pai da Indústria "(op.cit. p.171). A Empresa NÃO decorrer dos meses produziu, Além de Cédulas Bancárias, Selos POSTAIS, Certificados de ações, Verifica de Viagem, passaportes, cupons Alimentares e Outros Documentos de Segurança.      
                        O ABNCo. UMA FOI das Maiores Empresas de IMPRESSÃO de Papéis de Segurança do Mundo, Quiçá Uma Maior. Dentre Como concorrentes Podemos citar Uma inglesa Thomas de  La Rue & Company   (TDLR), Hoje, APENAS De  La Rue.
                        A Empresa produziu cédulas Bancárias COMEU na Década de 80. Seu predio em Manhattan (70, Broad Street) Que foi construido Entre 1907/1908 em estilo neoclássico foi vendido hum Investidores Imobiliários EM material de 1984. O de de Antigo da Empresa, modelos Como OS de cédulas (espécimes), Provas, Ensaios e Até MESMO chapas de IMPRESSÃO, começaram hum Ser leiloados A Partir de 1993 e AINDA PODEM Ser encontrados nsa Dias de Hoje.
                        A Empresa continua existindo, com nova ágora Denominação americana Banknote Corporation (grupo ABnote) e sempre no campo de Documentos de Segurança.  
                        Atuava no Brasil e foi vendida recentemente, página produzia Entre Outros, CARTÕES telefônicos.
                        Dados de 1857 OS Primeiros Trabalhos Realizados Pela ABNCo. Para o Brasil. Were bilhetes OS da Caixa Matriz do Banco do Brasil (1.853-1.889). Para o Tesouro Nacional (Orgão Que se ocupava do Meio Circulante Antes da Criação do Banco Central), cédulas Como Primeiras were realizadas em 1869, 5 e 10 mil-réis, Apresentando Uma efigie de D. Pedro II, AINDA Jovem, e Quanto ULTIMAS em 1966, Uma Cédula de 10.000 cruzeiros (C060 e C060A), COM Alberto Santos Dumont OE 14 bis.
                        Portanto, um ABNCo. Forneceu cédulas PARA O Brasil de 1857 hm 1966 (109 ano [18]), Uma Relação Mais do Que Centenária.
                        Na Concepção das cédulas, Uma utilizava Empresa, com freqüência, dos Motivos desenvolvidos POR SEUS gravadores em Mais de Uma cédula e Pará Países Diferentes (Como EO Caso that analisamos AQUI).
                        NÃO entanto, na maioria das vezes Estes temas estavam em consonância com a cultura e História nacional. Existem Alguns Casos esparsos em Que este foi observada Regra NÃO.

O Gravador Sukeichi Oyama (1858-1922)  

                        Sukeichi Oyama   Nasceu em   Shimo-arada (distrito de Kagoschima), Nenhum Japão. Na adolescência Pará foi Tóquio e em 1875 Entrou hum Paragrafo Escola de Takashima (Hoje Universidade Nacional de Yokohama) Ingles Paragrafo Aprender.
                        Devido a SUAS boas notas foi selecionado Paragrafo Estudar Nos Estados Unidos, o La Passando Dois ano. Apos retornou Ao Japão foi contratado Cabelo Departamento de IMPRESSÃO Fazer Ministério das Finanças, that havia Sido estabelecido em 1871.
                        Em 1885, com nove Anos de Experiência, ELE foi enviado AOS Estados Unidos Paragrafo Aprender Desenho e Gravura Cédulas EM Bancárias, Nenhum EUA Bureau of Engraving and Printing (BEP). 
                        Em 1890, retornou Ao Japão Por Um Curto Período e em 1891 voltou Paragrafo OS Estados Unidos Onde foi contratado Pela ABNCo. (Localizada Nesta Época na Trinity Place nenhuma Distrito Financeiro de Manhatan) como Gravador.  
                        Durante o Período de 1891 hm 1899 trabalhou Como Gravador na ABNCo. Este è o Período que no INTERESSA na SUA Carreira.
                        Em 1900 ELE Retorna Ao Departamento de IMPRESSÃO do Japão, Onde ELE gravou, Entre Outros, O Retrato de Katamari Fujiwara, Paragrafo hum cédula de ¥ 100 (P.33). 
                        Introdutores ELE Chegou a Chefe Daquele DEPARTAMENTO e FOI UM DOS Fazer estilo Ocidental Nenhum Japão. Morreu em 1922.
                        Entre gravuras Como that realizou [19]   e Que São pertinentes a ESTA Matéria, TEMOS:

Vinheta [20]     Denominação       Dados          Inspiração
C-515 Zella 12/1893 retrato "Saudade" de Conrad Kiesel [21]
C-537 Reverie 5/1894 Pintura de Paul Thumann de - "Os Destinos"
C-538 Mima 1894 retrato "Dolores" de Conrad Kiesel

                        A gravura "Zella", VIMOS Como, utilizada foi PELO MENOS CINCO Oportunidades Durante, vejamos: 

  1. 20 Dólares de 1897 (PS627) do Bank of Nova Scotia (Província da Nova Escócia - Canadá).  
  2. 20 pesos de 1898 [22]   (PS180) Fazer El Banco de Concepción (Chile).  
  3. 100 pesos de 1898 (PS199) de Fazer El Banco de Coahuila (México).  
  4. 2 mil-réis de 1900, (P.11; R082) 9ª estampa do Tesouro Nacional (Brasil)
  5. 2 mil-réis de 1918, (P.13; R084) 11ª estampa do Tesouro Nacional (Brasil)

                        A gravura "Mima" utilizada foi em Pelo Menos Duas Oportunidades, vejamos;  

  1. 1000 Dólares (certificado de ações) de 1895 da New Orleans & Western Terminal RR - Estados Unidos. 
  2. 500 pesos de 1897/1898 (PS200) de Fazer El Banco de Coahuila (México).  

                        Finalmente Uma gravura "Reverie" [23] em Diversas Oportunidades, vejamos:  

  1. Série de bilhetes da Caixa de Estabilização (R184-190; P.103-109) - Brasil.
  2. 50 Dólares Fazer Merchants Bank of Canada (PS 1163) - Canadá.
  3. 1000 Dólares (certificado de ações) de 1906 da Cidade de Cincinati - Estados Unidos.
  4. 1000 Dólares (certificado de ações) de 1901 Fazer Newport News & Old Point Rwy & Eletric. - Estados Unidos.
  5. 10 centavos (Bonus de consumação) Fazer amigo de Consumidores de 1973 - Estados Unidos.

Como INFORMAÇÕES POR Dadas Trigueiros e Pelos boletins das Sociedades numismáticas.

                         F. dos Santos Trigueiros Trata Fazer ASSUNTO nenhuma Capítulo Referente Como "Características do Dinheiro", na Rubrica "efigie", vejamos:


"O aparecimento da mulher, na cédula brasileira, deu Margem hum muitos Comentários, na Época, em Que se verificou de O Lançamento das Notas de 2 mil réis, da 9ª e 11ª estampas, embora O Retrato SEJA Reprodução de Um Quadro denominado" fazer Saudade "pintor austriaco cédulas Conrad Kiesel. Uma bela Cabeça de Mulher NAS da Caixa de Amortização e A MESMA Fazer Reverso de da Cédula de 100 mil-réis, da 11ª Estampa, emitida em 1909, ano que ocuparam a Pasta da Fazenda David Campista e Leopoldo de Bulhões. A maledicência afirmou, Não entanto, ser Aquela figura a da amante do Ministro da Fazenda da Época, Fato Até Hoje Tido, POR muitos com Verdadeiro  "(op. cit.   P. 179)

                        O Boletim informativo da SFN de João Pessoa, de 2001, comentando hum Artigo Fazer Boletim da SNB, n ° 50 de 1976, nos Traz:


"No ano de 1900, o Tesouro Nacional (TN), colocou em Circulação Uma nota de 2 mil-réis da 9ª estampa, impressa Pela American Bank Note-Co. Trazendo Nenhum medalhão Uma figura de Uma bela mulher (D R82). Ao Chegar Como Ruas, MUITAS PESSOAS passaram a comentar maliciosamente Que hum amante era retratada mulher Fazer ENTÃO Ministro da Fazenda Joaquim Murtinho. Na Câmara Federal dos Deputados acusavam o ministro de representar Uma república com hum Retrato de Uma prostituta famosa na Capital Federal. FOI UM escandalo Enorme. Até MESMO Rui Barbosa Entrou NAS DISCUSSÃO afirmando Ser  "Autêntico o ignóbil Corpo de delito"  acrescentando NÃO haver nada na efigie daquela mulher that nomeasse NÃO Uma rainha do Mundo obsceno.
Os Deputados governistas defendiam o ministro alegando Que ELE ignorava Completamente hum ESCOLHA Fazer tipo Representativo da República that era de Iniciativa da Casa da Moeda. O TN alegava com Razão Que Era Uma Imagem hum Detalhe do Quadro "Saudade" do Pintor Austriaco Conrad Kiesel. Logo Correu o boato Que o Governo Terios Encomendado hum hum artista pintar o Quadro da famosa mulher Para disfarçar o embaraço. O TN usou hum MESMA Imagem em 1918 na nota igualmente De dois mil-réis, 11ª estampa (D R084), alterando APENAS núcleos de Como.
Joaquim Murtinho, o Pivo De toda ESSA historia foi posteriormente homenageado Cabelo TN. Sua decora Imagem, coincidentemente, Como Notas de 2 emitidas mil-réis em 1920, 1921 e 1923 (D R086 a 88)   (em, Boletim Informativo da SFN João Pessoa -. Ano XVII, n ° 68, out / dez 2001, p 4)


                        Na Seqüência, intitulada "A Verdadeira História", concluem POR atribuir Ao Gravador Sukeiche Oyama a autoria do Desenho, vejamos:  

"O Famoso Gravador Japonês Sukeichi Oyama (1858-1922) trabalhou hum Paragrafo American Bank Note-Co. De 1891 hm 1899. Nos Anos 1893-1894 realizou Uma série de retratos Femininos Que NÃO visavam nenhuma encomenda Específica, o MAS ERAM PARA O Estoque de gravação Fazer Abnc, tanto that were posteriormente Usados ​​em Diversas Notas UO MESMO em Apólices / Certificados de ações. ESSES Trabalhos receberam Títulos (Haydée, Zella, Reverie, Mima, Lolita, Tunis Girl). Um Desses retratos - Zella -. E o Que foi USADO na cédula de 2 mil-réis Objeto de tanta celeuma A MESMA foi Zella also USADA na nota de 100 pesos de Fazer Banco de Coahuila, México (PS199) e Na de 20 Dólares Fazer Bank of Nova Scotia, Canadá (PS627). Na Revista da Sociedade Internacional de Banco Nota. (IBNS -. Journal, vol 40, n ° 2, 2001), were publicados Dois Artigos Que São Fundamentos de Paragrafo Melhor se conhecer o Gravador Sukeichi Oyama  "(Idem, p.4)



Fig.2 - "Zella", gravura de Sukeichi Oyama (1893), NAS DIVERSAS cédulas foi reproduzida Onde, na TEMOS Sequência: 20 Dólares de 1897 (anverso) Fazer Bank of Nova Scotia, Canadá (PS627), 20 pesos de 1898 ( reverso) Fazer El Banco de Concepción, Chile (PS180), 100 pesos de 1898 (reverso) do El Banco de Coahuila, México (PS199), 2 mil-réis de 1900 (anverso) do Tesouro Nacional, Brasil (P.11; R082) e 2 mil-réis de 1918 (anverso) do Tesouro Nacional, Brasil (P.13; R084).

Analisando Uma Questão


                        Antes de Tudo, devemos observar Como o filósofo Bacon, that o Ser Humano prefere crer a examinar. 
                        Tentando Fugir Uma Regra, vamos examinar.
                        A acusação Feita Cabelo Deputado Fausto Cardoso, Como consta da ata de 6 de setembro de 1900, Não foi contestada diretamente Cabelo Ministro da Fazenda (Joaquim Murtinho). 
                        Era Uma sepultura acusação. Estamos num campo Altamente conservador, Quando se fala em Representação nos "dinheiros do Estado", Uma Estamos Falando de hum Poderoso Meio de Comunicação, that atinge Toda a massa da População, diríamos, o rico, o pobre, o letrado EO iletrado, o observador, EO distraído [24] ..., motivo Suficiente Para o rigorismo that acompanhou e acompanha AINDA Toda existencia de Nosso Meio Circulante, cédulas SEJA OU NAS NAS Moedas. Este e Um Fenômeno Que PODE Ser verificado Praticamente Nenhum Todo Mundo.
                        Pelo fala do Deputado notamos Que apesar da Gravidade das acusações, ELE NÃO apresentou nenhuma prova definitiva Que Pudesse comprometer o Ministro. Além dos Mais, impreciso foi. O Deputado menciona "retratos de meretrizes" e "Notas do Tesouro" no plural. Na Verdade havia APENAS Uma cédula (um de 2 $ 000 réis de 1900).
                         O Meio Circulante era da Época Complexo, cédulas Alem das do Tesouro Nacional, Composto das Novas Cédulas da República e de estampas MUITAS do Império (Como VIMOS), AINDA tínhamos cédulas varias dos Bancos Particulares that Até seriam recolhidas paulatinamente Cabelo Tesouro Nacional.
                        Mas obstante Não, Uma acusação NÃO poderia Ser Grátis incluido, justamente Pela Gravidade Fazer Fato. O Deputado NÃO Iria se arriscar em Fazer tal Afirmação baseando-se boatos APENAS EM, MESMO that devido Às circunstancias nada Pudesse Ser Provado.
                        Tambem devemos considerar that o Deputado NÃO conhecia Toda a amplitude dos Fatos e that Uma Partir da Denúncia Tudo desaparecera, Uma moça, O Retrato, restando indícios APENAS Alguns.
                        Boletins nºs das Sociedades Numismáticas hum hum um e em F. dos SantosTrigueiros, encontramos algumas Informações Interessantes. Os Deputados governistas teriam defendido o Ministro afirmando Que ELE ignorava Completamente hum ESCOLHA NÃO Motivo hum Ser representado na cédula e hum Que havia Sido Imagem obtida A Partir de hum hum Detalhe de Quadro denominado "Saudade"   do Pintor Austriaco Conrad Kiesel. 
                        Em Trigueiros Uma História MESMA, "Reprodução de Um Quadro denominado" Saudade "de Conrad Kiesel. Sem entanto, Trigueiros, menciona Como cédulas de Maneira confusa, Uma cédula da 11ª estampa (cédula Semelhante a Figura 1, mas com as Cores alteradas.) foi emitida APENAS em 1918, portanto, longe destes acontecimentos. Além Disso, menciona Como cédulas da Caixa de Estabilização, that apesar de Serem Fazer MESMO Gravador [25], Sukeichi Oyama, were emitidas em 1926. Nenhum APENAS destas Medalhão Cédulas TEMOS Uma Imagem denominada "Reverie", Que foi "Inspirada" (Podemos Até Dizer Que É Uma gravação em talho doce [26] da Imagem Sendo Uma Reprodução fiel e NÃO APENAS Inspiração), da pintura de Paul Thumann de - "Os Destinos", anotamos Como Acima. Neste Caso TEMOS Uma prova de that OS gravadores da ABNCo. utilizavam Imagens de Outros artistas.     
                        Quem foi Conrad Kiesel? He existiu? Sim, foi pintor hum Alemão (1846-1921), estudou Arquitetura na originariamente Academia de Berlim, foi also escultor OS Antes de se dedicar à pintura, Tendo alcançado grande Sucesso. Kiesel E conhecido Pela Representação de Belas Jovens, Não tanto Cabelo Retrato em si, mas Pela homenagem A beleza feminina that they representam. ESSA Perfeição E maximizada Pelô Notável Acabamento e Pela Pureza de Toneladas EM SUAS pinturas EO exotismo mostrado dos Povos do sul e do Leste. Alguns de SEUS Trabalhos were não publicados "The Illustrated London Notícias", de     1883, um 1889 [27]. Seu Trabalho ficou conhecido ATRAVES DO MUNDO ESTÁ e representado em inúmeras Coleções de na Europa e Estados Unidos nsa. He Morreu em Berlim em 1921.
                        De SUA obra, vamos destacar here Apenas o Que nsa INTERESSA diretamente.
                        Hum. ABNCo, atraves de Seu Gravador, Sukeichi Oyama, utilizou O Retrato de Conrad Kiesel, denominado "Dolores" Para Realizar Uma gravura Mima (Vinheta n ° C-538-1894), Veja Como Duas Primeiras Imagens da Fig.3. EA Segunda da Fig.4. Trata-se da Imagem "MESMA", nos Mínimos Detalhes.      
                        A gravura Mima foi utilizada Pela ABNCo., Entre Outros, Paragrafo ilustrar Uma cédula de 500 pesos de Fazer Banco de Coahuila, de 1898 (PS200). Desta MESMA "família", PARTE Faz Uma Cédula de 100 pesos em that TEMOS "Zella" . Estes Dois retratos parecem sor da MESMA Jovem.
                        Encontramos Diversas Obras de Conrad Kiesel, Mas Não Uma denominada "Saudade" que Terios Sido um "Inspiração" para a Realização de "Zella" por Sukeichi Oyama.  
                        Saudade, Palavra originaria do latim "solitatem" Que Quer Dizer solidão, portanto E conhecida nenhuma galego e português NÃO. E UMA das Palavras Mais PRESENTES na poesia de amor da Língua Portuguesa. Teria surgido há andamento das Navegações Paragrafo representar o Sentimento de falta causado Pelas Longas Viagens.  


Figo. 3 - Mima, gravada POR Oyama, certificado de ações da  New Orleans & Western RR Terminal de 1895, Estados Unidos; Mima, 500 pesos de 1897/1898 (reverso), PS200, Fazer   El Banco de Coahuila, México;?, 200 mil-réis de 1908 (reverso), (R147; P.76) do Tesouro Nacional, Brasil; Reverie, 10 mil-réis de 1926 (anverso), (R184; P.103) da Caixa de Estabilização, Brasil e Reverie , 100 mil-réis de 1909 (reverso), (R136; P.65), do Tesouro Nacional, Brasil.

                        Das cédulas brasileiras do mil-réis que existem Período Republicano APENAS Três Imagens REPRESENTANDO a República Que Não São Fazer Clássico modelo, OU SEJA, Apresentando o barrete frigio [28]. ESTAS Imagens São: "Zella", "Reverie", Ambas NÃO Gravador Sukeichi Oyama, VIMOS Como, e Finalmente hum Que se Encontra na cédula de 200 mil-réis de 1908, also da ABNCo, that desconhecemos a autoria, o MAS PODE Bem Que Ser hum MESMA "Jovem" NAS OUTRAS representada Imagens. 


Figo. 4 - Pintura de Conrad Kiesel denominada  "Senorita"  de 1885; Retrato do autor MESMO denominado "Dolores", e that foi Utilizado POR   Sukeichi Oyama  Paragrafo hum Realização da gravura "Mima" (confiram PT A MESMA IMAGEM em TODOS OS Detalhes - Vejam o Detalhe da MAO); da pintura de Paul Thumann - "Os Destinos", also utilizada POR Oyama na "fantasia" Realização de.


                        Dos retratos de Conrad Kiesel, Uma pintura denominada "Senorita" nos Parece hum Mais Próxima na falta da denominada "Saudade". Semelhanças Existem, ELE PODE ter Realizado Vários retratos e NÃO APENAS um, afinal, "um Jovem vinha do Brasil". 


Conclusão
  
                        Nao Podemos AFIRMAR com certeza Que a gravura "Zella" da cédula de 2 mil-réis de 1900 foi mandada executar POR determinação Fazer ENTÃO Ministro da Fazenda Joaquim Murtinho. Mas Isto É Não É Impossível de ter acontecido Como muitos afirmam.
                        Dados de Como (Nem sempre confiáveis) São Todas Fazem Período considerado, MESMO Que Haja algumas distorções. Como Imagens comprovam Que OS gravadores da ABNCo. Utilizavam pinturas de artistas Paragrafo Realizar SUAS gravuras (ALIAS NÃO EXISTE nada de reprovável Nesta Ação) empregavam e that estas gravuras em Mais de cédula uma, TAMBÉM, Uma Atitude normal, considerando O Trabalho envolvido.
                        Um dos retratos de Conrad Kiesel, "Dolores" foi Utilizado POR Sukeichi Oyama Paragrafo Realizar Uma de SUAS gravuras, Como VIMOS. Ficando, ASSIM, estabelecido hum liame Entre Os Dois artistas. 
                        A Afirmação de that era hum Jovem Uma "meretriz" refletia O Estado de Desenvolvimento social da mulher no Início do Século XX. Uma Jovem that AOS Dezoito anos, UO Até Menos, Que nao fosse casada e com Filhos, era mau vista. E AINDA se participasse da vida Artística, teatral, etc, haveria Dúvidas NAO "que se tratava de Uma Rainha do Mundo obsceno", NAS Palavras de Nosso jurista Mais Famoso. 

                       Sobre este ASSUNTO TEMOS Uma citação de Charles Expill y ea "constatação" da Revista Í ris de 1905, vejamos:  


"Uma mulher instruída Já Bastante E quando le corretamente Como SUAS Orações e SABE escrever Uma Receita de goiabada. Mais do Que ISSO seria hum Perigo para o Lar".  (Charles Expill y, frances cronista) (em, Nosso Século, 1900-1910 . São Paulo: Abril Cultural, 1980, p.112).

"Aos cochilar anos, uma mulher e Uma crisálida Que espera a luz do amor para tornar-se dourada borboleta; quinze AOS,; AOS treze, e Um poema lírico hum Que falta A Última estrofe; AOS catorze, e Um hino de harpa EOLIA e Um astro em torno Fazer qua graça Uma rodopiam, Uma harmonia eo amor; AOS Dezesseis, E UMA Estatua de Madona Que Procura hum Coração de homem para DELE Fazer o Seu altar ... "E é Preciso ENCONTRA-lo com Urgência, pois , AOS Vinte e Dois, Sera "uma lágrima da Noite banhando hum túmulo de virgem", or Melhor, Uma solteirona ... (Citações da revista Í ris, 1905).   (em, Nosso Século, 1,900-1,910 São Paulo:. Abril Cultural, 1980, p.119).

                        O Fato Que E NÃO se sabe Ao Certo Quem foi Uma Jovem, Uma TALVEZ das namoradas de Joaquim Murtinho, JA Que o MESMO Nunca se casou.
                        O solteirão de Santa Tereza that Teve Uma vida governada Toda Cabelo Dinheiro Acabou Sendo que, ELE MESMO, cédulas NAS homenageado do Tesouro Nacional, em 1920, 1921 e 1923. Por "Coincidência" todas sem valor de 2 mil-réis. Cédulas estas were produzidas Pela Casa da Moeda e JÁ Eram de o Prelúdio da Produção EM Escala that Teve Inicio EM 1970, COM Uma Cédula de 1 Cruzeiro (figura alegórica da República - COM O Barrete frigio), EA HISTORIA NAO Parou por ai, NAS Novas cédulas de Fazer reais, Bem Como NAS Anteriores TEMOS Uma Imagem da República, Ela continua com o barrete frigio, eterno Símbolo da Liberdade.


Obs .: O Bilhete de 20 Dólares Fazer Bank of Nova Scotia Fazer Canadá (PS627), encontramos APENAS UM raro modelo (espécime) Impresso em papel Cartão, Tido Como Único. Nem MESMO Nenhum Livro do (exemplares Que Traz Uma Reprodução de VARIOS) Banco, este Aparece. E provável Que este Bilhete NÃO tenha circulado, or that tenha SUA Circulação Sido Restrita. Demais OS, Que trazem Uma gravura "Zella" Ainda PODEM Ser encontrados com facilidade sem Mais Numismatico Mercado.  
A FABRICACAO de papel-Moeda E POR realizada Indústria Especializada, Sendo that, comeu OS ANOS 60 existiam cerca de 20 impressores approximatif, dentre Éles a American Bank Note Company (ABNCo.) Ea Thomas de    La Ru e (TDLR). Com o Desenvolvimento da Indústria, muitos Países that anteriormente dependiam de Encomendas externas passaram a Fabricantes, este è O Caso do Brasil. Com estas Mudanças, um ABNCo. Deixou o Mercado, indica that Tudo, em 1985, em that ano foi vendido o Seu Prédio histórico em Manhattan.

Bibliografia

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-           O Scotia Bank História   - A história do Banco de  Nova Escócia, 1832-1982.  Joseph Schull e J. Douglas Gibson. Toronto, 1982.

Dedico ESTA Matéria Ao saudoso Edmundo de Carvalho Que tinha hum Interesse especial POR ESTA historia. Agradeço AOS Colegas da AFSC hum um e em especial a Milton Milazzo Jr. Que se desdobrou Paragrafo nsa fornecer Fontes IMPORTANTES Paragrafo Elaboração Desta Matéria ea Rubens Mozart Pelas Copias de dos boletins das Associações.

Autor: Marcio R. Sandoval