1º de Dezembro "Dia do Numismata"

Certamente foi um ano muito produtivo para todos os amigos numismatas, colecionadores e comerciantes do ramo. Estamos chegando ao final deste ano com muitas historias para contar, muitos amigos conquistados e muitas moedas novas em nossas coleções. Espero que 2015 seja ainda melhor para cada amigo colecionador. Vamos curtir o nosso dia!!!!  
UM BREVE RELATO SOBRE A NUMISMÁTICA 
A numismática desenvolveu-se no Brasil, principalmente a partir do século XIX, seguindo em parte o modelo europeu.
A aristocracia teve papel fundamental para o desenvolvimento da numismática no Brasil, por ser a classe mais instruída e também por ter condições de formar coleções numismáticas, lembrando-se que na época as coleções deviam se formar basicamente de moedas greco-romanas. Temos também a contribuição especial do imperador Dom Pedro II, amante das artes e da história e que freqüentemente fazia viagens ao exterior donde trazia “lembranças”.
Com o fim do Império, a maior parte da produção numismática brasileira ficou restrita a museus e a trabalhos realizados por poucos pesquisadores principalmente no eixo das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, quadro que começou a se alterar com a popularização das feiras de antiguidade e com a criação de sociedades numismáticas no país.
Apesar dos esforços a numismática no Brasil não é tão bem difundida como em outros países. Ainda assim, possui vários grupos de colecionadores bem organizados, cursos e literatura sobre sua evolução no país.
No calendário oficial, o dia 1º de Dezembro é marcado como o "Dia do Numismata". Essa data foi escolhida por reunião da Sociedade Numismática Brasileira por ser o dia, no calendário católico, de Santo Eloi (ou Elígio), padroeiro dos numismastas.
1º de Dezembro "Dia do Numismata"  1º de Dezembro "Dia do Numismata" Reviewed by BRUNO DINIZ on dezembro 01, 2014 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.