>>Colecione moedas, cédulas, selos e cartões telefonicos do Brasil e do Mundo!!! Venha ser um colecionador...>> Entre Cédulas, Moedas, Selos e Histórias é uma página do Historiador e Numismata Bruno Diniz >> Contato: brunocelest@gmail.com >> Siga nossa coleção no Google+ >> Inscreva-se em nosso canal no Youtube!!! >>

Ensaios e Provas

Ensaios, provas e provas de cunho são exemplares de moedas produzidos oficialmente nas oficinas monetárias, porém não destinadas à circulação. Portanto, são emissões limitadas podendo, em alguns casos, tratar-se de peça única.


Ensaios

São exemplares de uma moeda planejada, fabricados com a finalidade de testar o metal e os instrumentos ou ainda para participar de um concurso de gravura de uma nova emissão. Seguem sempre a orientação estabelecida pela autoridade emissora. Alguns trazem uma inscrição especial ou mesmo a inscrição "ENSAIO MONETÁRIO".

Provas

São os primeiros exemplares cunhados depois de aprovado determinado ENSAIO ou par de cunhos. São geralmente idênticos às próprias moedas, não só em relação ao cunho como também no que diz respeito ao disco e à liga metálica. Assim, para que as provas e moedas não se tornem indistinguíveis, coloca-se por vezes a inscrição PROVA nesses primeiros exemplares através de uma punção. Nãosão destinadas à circulação.

 

                                              Provas de Cunho

São exemplares cunhados a fim de se avaliar a qualidade de um determinado cunho. As PROVAS DE CUNHO distinguem-se das PROVAS de moedas por serem realizadas, em geral, sobre discos diferentes quanto ao metal, formato, espessura e acabamento. Podem ou não possuir a inscrição PROVA ou somente uma das faces cunhadas.

Fonte: "Numismática - Uma Introdução aos Métodos" de H. Frère