>>Colecione moedas, cédulas, selos e cartões telefonicos do Brasil e do Mundo!!! Venha ser um colecionador...>> Entre Cédulas, Moedas, Selos e Histórias é uma página do Historiador e Numismata Bruno Diniz >> Contato: brunocelest@gmail.com >> Siga nossa coleção no Google+ >> Inscreva-se em nosso canal no Youtube!!! >>

Cédula de 20 Gourdes - CMB


Para os colecionadores que querem possuir uma cédula de 20 Gourdes, Devo avisar que não tem sido tarefa muito fácil não! As cédulas além de poucas, quando circulam por lá sofrem com os danos causados pelo uso inadequado do dinheiro (conservação da cédula), mesmo herdando um bom padrão de fabricação as cédulas doadas pelo Brasil já estão em sua maioria em estado muito ruim.  Conta o SGT Toledo, que esteve no país durante o inicio da circulação das cédulas. Talvez, quem sabe, possamos encontrar em nossas terras uma cédula destas para integrar nossas coleções. Mas já é rara em solo brasileiro. Dizem que outros países vão imprimir em ajuda humanitária. O jeito é correr logo em busca de uma delas!!!
Entenda: 
As notas doadas entraram em circulação no final de 2013 e foram enviadas como ajuda humanitária.
O envio aconteceu por meio de um navio fretado, que saiu do Rio de Janeiro no dia 28 de outubro e chegou a capital do país, 10 dias depois.
Marcela Tapajós, chefe de gabinete do presidente da CMB, Francisco Franco, foi ao país para entregar o dinheiro a representantes do Banque de la République d’Haiti (BRH).
As nota de 20 Gourdes contém vários elementos de segurança que já estão na nova série de cédulas do real, como fio de magnético e impressões offset (seco e úmido), calcográfica e tipográfica.
A Casa da Moeda foi autorizada pela Lei 12.409 a doar 100 milhões de cédulas ao Haiti a um custo total de R$ 4,8 milhões.
Fonte: Revista EXAME