>>Colecione moedas, cédulas, selos e cartões telefonicos do Brasil e do Mundo!!! Venha ser um colecionador...>> Entre Cédulas, Moedas, Selos e Histórias é uma página do Historiador e Numismata Bruno Diniz >> Contato: brunocelest@gmail.com >> Siga nossa coleção no Google+ >> Inscreva-se em nosso canal no Youtube!!! >>

XX RÉIS PARA MINAS GERAIS


AS PEÇAS DE XX RÉIS CUNHADAS EM LISBOA 
PARA CIRCULAREM NAS MINAS GERAIS 
DO SÉCULO XVIII
ARTIGO DE: YURI VICTORINO


01 - Ouro Preto - Minas Gerais - Reprodução do autor.

NAS ANDANÇAS PELAS MINAS GERAIS CONSEGUI COMPRAR A PEÇA DE COBRE QUE FALTAVA PARA COMPLETAR A SÉRIE DOS XX RÉIS DE D. JOÃO V. É A MOEDA DE XX RÉIS, COROA DE 4 ARCOS, SEM GANCHO, CUNHADA EM LISBOA PARA CIRCULAR SOMETE EM MINAS GERAIS. A MOEDA COMPLETOU 291 ANOS. UMA SENHORA QUE REMONTA O INÍCIO DO BRASIL COLÔNIA.

01 - XX Reis 1722, Cobre, Lisboa para Minas Gerais. Aeverso. MBC - Imagem do autor.

ESTA PEÇA DA CASA DA MOEDA DA LISBOA, SEM LETRA MONETÁRIA, DE COBRE, POSSUI 31 MILÍMETROS E PESA 7,17 GRAMAS. A MOEDA REGIONAL PARA CIRCULAÇÃO LOCAL CONTÉM REVERSO MEDALHA COM BORDO LISO. É CLASSIFICADA COMO 2ª CLASSE, POIS APRESENTA NA SUPERFÍCIE, CUNHAGEM DESCENTRALIZADA E FRACA COM ALGUMAS RANHURAS. NO ANVERSO TRAZ ESCRITO: "AES VSIBVS APTIVS AURO. VALOR XX E FLORÕES DENTRO DE GRINALDA DE TULIPAS; DATA.

02 - XX Reis 1722, Cobre, Lisboa para Minas Gerais. Reverso com gancho. MBC. Imagem do autor.

EM SEU REVERSO TRAZ A INSCRIÇÃO: IOANNES.V.D.G.PET.BRASIL.REX. POSSUI ESCUDO ENCIMADO POR COROA REAL, LADEADO POR FLORÕES. FORAM CUNHADAS EM MÓDULO REDUZIDO. APRESENTAM O NÚMERO DE TULIPAS VARIANTES, O QUE NÃO INFLUENCIAM NA SUA COTAÇÃO.

03 - XX Reis 1722, Cobre, Lisboa para Minas Gerais. Peça traz reverso SEM gancho. MBC +. Imagem do autor.

DURANTE O REINADO DE D. JOÃO V FORAM POSTAS EM CIRCULAÇÃO MOEDAS DE COBRE NOS VALORES XL, XX, X E V RÉIS. DE 1715 A 1749 FORAM CUNHADAS EM LISBOA, ESTAS SEM LETRA MONETÁRIA, E NA CASA DA BAHIA, COM A LETRA B. NESSA ÉPOCA O CICLO DO OURO SE ENCONTRAVA NO AUGE, E EM RESPOSTAS AS CONSTANTES RECLAMAÇÕES DA COLÔNIA DE QUE O REINO ABSORVIA PRATICAMENTE TODO O OURO EXTRAÍDO SEM DEIXAR ESPÉCIE PARA GIRO (MOEDAS) FORAM CUNHADAS EM LISBOA UMA SÉRIE DE DOIS VALORES - XL E XX RÉIS, CONTENDO A SEGUINTE LEGENDA: " AES USIBUS APTIUS AURO" INFORMANDO QUE "PARA USO, O COBRE É MAIS ADEQUADO QUE O OURO". ESTAS MOEDAS, CUNHADAS EXCLUSIVAMENTE PARA CIRCULAR NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS, SÃO IDENTIFICÁVEIS ATRAVÉS DA DATA DE 1722 E DA COROA NO REVERSO, ENCIMANDO O ESCUDO NACIONAL, NO LUGAR DA ESFERA ARMILAR, COMUM ÀS OUTRAS EMISSÕES.

04 - XX Reis 1722, Cobre, Lisboa para Minas Gerais. Peças trazem nos reversos COM e SEM gancho. MBC +. Imagens do autor.

ESTA SÉRIE DE DUAS PEÇAS SE TORNA ESPECIAL POR APRESENTAR, OU NÃO, A IMPRESSÃO DE UM GANCHO NA COROA EM SEUS REVERSOS. A PRESENÇA OU NÃO DOS GANCHOS, ESTÃO CIRCUNDADOS NAS IMAGE ACIMA. SÃO AMPLIAÇÕES DOS REVERSOS DE AMBAS.
A DISTINÇÃO DOS GANCHOS SE APRESENTA NO CATÁLOGO DAS MOEDAS BRASILEIRAS DE RODRIGO MALDONADO, 1ª EDIÇÃO, PAGINA 276, ONDE CLASSIFICA A PEÇA SEM GANCHOS SOB O NÚMERO 160.01 E COM GANCHOS SOB O NÚMERO 160.02. MALDONADO CLASSIFICA O GRAU DE RARIDADE, COMO SENDO: "E.1", OU SEJA, ESCASSA. 
AS MESMAS MOEDAS APARECEM NO LIVRO DAS MOEDAS DO BRASIL, 13ª EDIÇÃO, DE CLAUDIO AMATO, IRLEI S. NEVES E ARNALDO RUSSO, NA PÁGINA 223. PORÉM SÃO DISTINTAS POR OUTRO FATOR. NÃO APRESENTANDO A PECULIARIDADE DO GANCHO, MAS POR APRESENTAR OU NÃO, O CARIMBO DE ESCUDETE DE D. JOÃO PRÍNCIPE REGENTE (1799-1816).

E AO TERMINAR, QUERO AGRACIAR O LEITOR COM O ARTIGO DE DULCE LUDOLF CURY, EDITADO NA REVISTA NUMISMÁTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NUMISMÁTICA. LÁ ENCONTRAREMOS AS MOEDAS DE MINAS. PARA TANTO QUEIRA ACESSAR O LINK ABAIXO DA IMAGEM A SEGUIR. OBRIGADO E DIVIRTA-SE.




REFERÊNCIAS:
AMATO, Claudio; NEVES, Irlei S; RUSSO, Arnaldo. Livro das Moedas do Brasil 1643 até 2012. 13ª edição. São Paulo: Artgraph serviços graficos LTDA, 2012.
MALDONADO, Rodrigo. Catálogo Bentes Moedas Brasileiras, Catálogo Oficial das Moedas do Brasil. 1ª edição. Santa Cruz do Rio Pardo: MBA Editores Associados, 2013.
SILVA, Yuri Victorino. CENTRO DE MEMÓRIA E INFORMAÇÃO\COLEÇÕES\Moedas\XX Reis para Minas Gerais, 2013.
http://eficienciaenergtica.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://1.bp.blogspot.com/_QTQFItWsBmY/TPECVDnFPiI/AAAAAAAABzQ/LCHb8q5PzRA/s200/a06map1.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_QTQFItWsBmY/TPJf1yTC5NI/AAAAAAAABz4/L5pE32niQrI/s200/00-ouro-preto_dminas-turismo.jpg
http://www.youblisher.com/p/646037-Primeira-emissao-de-moedas-de-Cobre-para-Minas/