A prova irrefutável da existência da moeda Rio Grandense

Nosso amigo Sérgio Giraldi através de uma pesquisa descobriu uma peça que comprova a existência e veracidade do carimbo Piratini. leia o texto publicado por ele em seu perfil no facebook: 


A prova irrefutável da existência da moeda Rio Grandense emitida durante a República apareceu. Esta é uma moeda de 20 Réis do Império do Brasil, emitida na casa da moeda do Rio de Janeiro, durante o reinado de Dom Pedro I, ela recebeu um carimbo Piratini republicano do 1º tipo anepígrafo e posteriormente alguém com a ponta de uma adaga, perfurou a moeda, com dois golpes, bem sobre o brasão de armas republicano. Um dos golpes perfurou a peça até o outro lado. Ou seja alguém que era contrário o instauração e existência da república (provavelmente algum Imperial) ao ver a moeda circulando, perfurou a peça.

Essa moeda é fruto de descoberta recente e derruba a teoria de que os carimbos republicanos eram uma invenção moderna, visando lucrar com a venda de moedas raras carimbadas, pois ninguém iria pegar uma moeda rara, fabricar um carimbo, bater o carimbo, perfurar o mesmo, enterrar e depois deixar para outra pessoa encontrar!

De acordo com Giraldi a peça já está seguindo para a coleção Tchê Voni, a maior coleção de itens da República Rio Grandense. Agora quem sabe não seja esta peça o divisor de águas de um assunto tão polemico e controvertido.


Postagem Anterior Próxima Postagem