Conheça as moedas mais curiosas que já circularam

Como todos sabem, as primeiras e rudimentares versões de moedas começaram a surgir na China, por volta do ano 1.000 a.C., mas só começaram a ganhar força 500 anos depois. Já o dinheiro de papel na sua carteira – que nos anos 800 já começava a ser usado na China – só ganhou força na Europa depois do século 19. E o cartão de crédito? Este, só apareceu na década de 1920. Entre moedas comestíveis, animais e pedras difíceis de carregar por aí, conheça as moedas mais curiosas que já circularam
.
1. Gado e grãos
m (2)
Valia de tudo: entre 9.000 e 6.000 a.C., vacas, ovelhas, camelos e outros animais serviam como moeda de troca para as transações da antiguidade. Com o avanço da agricultura, grãos também passaram a servir como padrão para trocas 
.
2. Facas e espadas
m (3)
Quando o dinheiro era escasso, tropas chinesas tinham permissão para usar facas e armas como pagamento. A medida emergencial acabou se popularizando e, entre os anos 600 e 200 a.C., os metais afiados viraram moeda padrão de troca.
.
3. Cauris (ou búzios)
m (4)
Cauris (conchas também conhecidas como búzios) começaram a ser usadas como moeda por volta do século 11 a.C e, até o século 19, continuavam sendo empregadas em transações em algumas regiões da África. A abundância do molusco gastrópode na região ajuda a explicar porque a concha acabou sendo usada por um longo período da história.

.

4. Couro
Foi durante a Dinastia Han, em 118 a.C, que se teve a ideia de criar a bisavó das notas de papel que usamos hoje. Para se livrarem do peso e inconveniência de usar grandes quantidades de moedas de cobre para transações, foram confeccionadas grandes peças de couro que representavam as quantias trocadas.
.
5. Sal
m (5)
Do Império Romano à Idade Média, o sal chegou a ser usado como moeda corrente e ditava padrão para trocas e transações comerciais. Não por acaso, a palavra “salário” deriva do latim salarium, “pagamento em sal”.
6. Katanga
m (6)
As cruzes, também conhecidas como “handa”, foram usadas como moeda de troca na República Democrática do Congo durante os séculos 19 e 20, mas não eram lá muito práticas: as katangas costumavam ser confeccionadas em cobre, tinham cerca de 20 centímetros de diâmetro e chegavam a pesar 1 kg. 
 .
7. Pedras Rai
m (1)
A ilha de Yap, localizada nos Estados Federados da Micronésia, é conhecida por adotar, como uma forma de câmbio em transações especiais, uma moeda de dimensões pra lá de avantajadas. As pedras rai são discos circulares com mais de 3 metros de diâmetro, caracterizadas por um furo em seu centro. Há mais de 2 mil anos estas gigantes são populares na ilha e seu valor é determinado não apenas por seu formato, mas também por sua história – se for mais antiga ou se seu transporte envolver uma boa “história”, por exemplo, a rai possui maior valor agregado. Os objetos, que têm ares sagrados, são usados apenas em trocas importantes, como casamentos, heranças e acordos políticos. E uma curiosidade: para transferir a “titularidade” da importante pedra não é preciso movê-la: segundo a tradição, o importante é que sua propriedade seja reconhecida.
Postagem Anterior Próxima Postagem