>>Colecione moedas, cédulas, selos e cartões telefonicos do Brasil e do Mundo!!! Venha ser um colecionador...>> Entre Cédulas, Moedas, Selos e Histórias é uma página do Historiador e Numismata Bruno Diniz >> Contato: brunocelest@gmail.com >> Siga nossa coleção no Google+ >> Inscreva-se em nosso canal no Youtube!!! >>

As moedas de Sochi 2014

Olimpíada de Sochi, moeda nacional, Banco Central da Rússia, memóriaBobsleigh, esqui de fundo, patinação de velocidade em pista curta, patinação artística no gelo, biatlo e outras modalidades esportivas ficaram eternizados em ouro e prata. A numismática russa possui uma série de moedas de coleção dedicadas às Olimpíadas 2014. O programa de emissão de moedas olímpicas teve seu início ainda em 2011, e no decorrer deste tempo foi decidido aumentar a tiragem de 36 milhões para 50 milhões de moedas. A demanda determina a oferta, comenta o perito da Sociedade Numismática de Moscou, Murman Yakobochvili. "O público está muito interessado, as pessoas perguntam por essas moedas, algumas séries são esgotadas literalmente num abrir e fechar de olhos. Colecionadores vêm propositadamente para comprar moedas dedicadas aos Jogos Olímpicos de Sochi, sobretudo as que ostentam imagens dos símbolos das Olimpíadas e disciplinas olímpicas".
Especialistas já colocaram que estas moedas estão entre as melhores do mundo. Seu desenho foi criado por um grupo de mestres dos mais experimentados da Gosznak (Casa da Moeda da Rússia).
"Utilizamos uma tecnologia especial de laser para tirar brilho e dar aspecto mate a determinadas áreas de moedas. O tratamento com laser enriquece a paleta de meios expressivos do artista, aumentando as capacidades tecnológicas da cunhagem de moedas".
De acordo com o programa de emissão, todas as moedas da série já estão nas mãos dos colecionadores. As primeiras moedas deste projeto foram cunhadas ainda em 2011. E já aumentaram em preço. A dinâmica de crescimento não só se manterá, mas também se reforçará, acredita o especialista em finanças Roman Andreev.
"À medida que as Olimpíadas se aproximam, a procura destas moedas, tanto por parte de investidores russos como estrangeiros, prosseguirá crescendo. Eu acho que atingirá seu ápice precisamente no momento de celebração dos Jogos Olímpicos e permanecerá certo tempo após seu encerramento. Portanto, não descarto que o preço destas moedas continuará a crescer no futuro a ritmos mais elevados".

Os Jogos Olímpicos de Sochi terão ainda seu próprio papel-moeda: em outubro, exatamente a cem dias do início das Olimpíadas de Inverno 2014, o Banco Central da Rússia porá em circulação novas cédulas de 100 rublos. Estas notas, de cor azul, ostentarão uma representação do snowboarder.