E falando em filatelia!

O hábito de colecionar selos surgiu praticamente com o selo. O Penny Black, primeiro selo do mundo, entra em circulação no Reino Unido em 1840. E, em 1852, o belga Jean-Baptiste Moens já se torna o "pai da filatelia", comprando e vendendo selos e moedas. Lançou o primeiro catálogo ilustrado e a primeira revista filatélica mensal. Uma Pesquisa  realizada pela revista  Time aponta a filatelia como o hobby mais difundido no mundo. No Brasil, segundo país a emitir selo (o famoso Olho de Boi), dedicam-se ao passatempo personalidades como o ex vice-presidente da República, Marco Maciel, e o apresentador Cid Moreira. Séries históricas são disputadas: além dos Olhos de Boi, os Inclinados (1844), os Olhos de Cabra (1850) e os Olhos de Gato (1854).

Olho de boi

Olho de gato


VAMOS COMPREENDER!!!


Selo Personalizado

Selo destinado a estimular a divulgação de idéias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizado pelos Correios ou em parceria com outras instituições



Selo Promocional

Selo destinado a estimular a divulgação de idéias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizado pelos Correios ou em parceria com outras instituições. Pode ser pré-taxado, ou seja, valor adicional não vinculado à emissão e nem ao serviço postal. Depende de autorização do Ministério das Comunicações e a renda gerada é repassada da ECT para a instituição parceira.


Selos Regular

Também conhecido com selo ordinário, selo definitivo ou selo permanente, trata-se de emissão não comemorativa, com tiragem ilimitada e prazo de comercialização indeterminado e circulação indefinido. São normalmente auto-adesivos, apesar de existirem modelos gomados.



Selo Especial


Selo temático não relacionado a comemorações de eventos específicos, voltado à demanda filatélica nacional/internacional, com tiragem limitada, prazo de comercialização pré-determinado e circulação indefinido.



Selo comemorativo

Selo postal de tiragem limitada, alusivo a comemoração de data de destaque no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. O prazo de comercialização é pré-determinado e o prazo de circulação indefinido.


Postagem Anterior Próxima Postagem