Contextualizando para compreender o uso das Chop Marks

Falar de Chop Mark e não contextualizar não adianta muito não é? Então eu trouxe alguns fatos que sugerem o uso das chop marks e sua importância no tocante a ásia que de todos os rincões do globo foi quem mais utilizou esse tipo de marcação em moedas. Este post é útil para entender o que estava acontecendo na economia da China naquele momento. Antes de 1842 Canton era o único porto chinês aberto ao comércio exterior assim é lógico que a prática de cortar moedas provavelmente Começou em Canton. Referências nas "Crônicas do East India Trading Company" indicam através das chop marks que as moedas estavam em uso em 1776. As autoridades chinesas locais ao longo do tempo desenvolveram um consórcio de comerciantes conhecidos no ocidente como o sistema Cohong, para conduzir o comércio exterior. Durante a década de 1600 e de commodities comerciantes estrangeiros de 1700 como o chá, seda, porcelana, mas a única commodity que a China queria em troca era a prata. Navios da Inglaterra, Espanha, Portugal, Holanda, França, Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos levavam para  a China toneladas de prata, a maior parte dela produzido nas minas da América espanhola.

Tao Kuang, Imperador da China entre 1820-1840, emitiu uma lei imperial, ordenando que a única forma de pagamento aos comerciantes legalmente chineses em transações com estrangeiros seriam as moedas de prata. Os ingleses tentavam a todo custo convencer o império chinês a aceitar outras mercadorias ou até mesmo outros metais numa tentativa de buscar uma mercadoria que comerciantes chineses queriam, mas os chineses estavam irredutíveis quanto ao meio de pagamento por suas mercadorias e não cederam, aceitando somente o pagamento em moedas de prata. A China logo teria toda a prata do mundo e da East Índia Company. Na tentativa de obter a prata de volta os ingleses encontraram a mercadoria certa para retomar os estoques de prata chineses, a mercadoria era o ópio. A Inglaterra já possuía o ópio, cultivado na Índia, e tudo o que podiam vender Poderia entregar aos chineses que estavam dispostos a pagar em moedas de prata. O governo imperial culpou os Ingleses pelo terrível aumento da dependência do ópio na China, o que levou à guerra, que ficou conhecida como “a guerra do ópio”.



A primeira parte da Guerra do Ópio, foi travada entre 1838 e 1842, e a segunda parte correu entre 1850-1860. Isso também provocou o Tai-Ping um rebelião entre 1850-1865, Que foi suprimida pelo governo e passou à clandestinidade para ressurgir como a Rebelião Boxer. Isso também foi suprimida pelo governo, mas não terminou. Descobriu-se em duas coisas, a Revolução de 1911, Que derrubou a dinastia Ching, e as Tríades, que eram organizações secretas criminosas semelhantes à máfia atual.



A China produziu poucas moedas em prata, e as poucas moedas de prata de sua produção eram chamadas de dólar. Mas antes de 1890 usavam para circulação moedas de outros países. As moedas mais negociadas da época eram a Espanhola e 8 Reales do México, mas não querendo depender das moedas vindas de outros países a China começou a produzir suas próprias moedas, como disse antes, chamadas de dólar de prata chinês.

Espero que estejam entendendo o funcionamento das Chop Marks, pois estamos tomando como exemplo uma das civilizações que mais utilizaram deste artificio em seu meio circulante...Ainda temos muito mais pela frente não perca!!!

Bruno Diniz 
Postagem Anterior Próxima Postagem