>>Colecione moedas, cédulas, selos e cartões telefonicos do Brasil e do Mundo!!! Venha ser um colecionador...>> Entre Cédulas, Moedas, Selos e Histórias é uma página do Historiador e Numismata Bruno Diniz >> Contato: brunocelest@gmail.com >> Siga nossa coleção no Google+ >> Inscreva-se em nosso canal no Youtube!!! >>

Classificando minha coleção:

Muitos colecionadores ainda não sabem classificar suas cédulas e moedas corretamente! Com esta referencia voce podera saber como classificar sua coleção de acordo com o estado de conservação de suas peças. Mas é bom lembrar! Seja imparcial na hora de classificar suas peças, escute a voz da rasão e não o coração ou o sentimento de apego pelo item analisado. Seguindo este conselho sua coleção seguirá com um belo padrão de classificação e seguramente no futuro uma grande fonte de informações para os mais jovens.


1) Cédulas


Sigla
English
Descrição
FE

UNC

Flor de Estampa (Uncirculated) - Uma cédula perfeitamente preservada. O papel é limpo, firme e sem descoloração. Os cantos são agudos e no esquadro. Não há vestígios de dobras ou marcas de manuseio descuidado.
Sob (S)
EF
Soberba (Extremely Fine) - Uma cédula com pequenos sinais de manuseio. Pode ter no máximo três pequenas marcas ou um sinal de dobra. O papel é limpo e firme com o brilho original. Os cantos podem apresentar pequenos sinais de uso.
MBC

VF

Muito Bem Conservada (Very Fine) - Uma cédula com alguns sinais de manuseio e uso. Podem ter diversas marcas de dobra verticais e horizontais. O papel pode ter um mínimo de sujeira e manchas na cor, mantendo relativa rigidez. Não deve ter cortes ou rasgos na margem, embora possa mostrar sinais de uso. Os cantos também podem mostrar sinais de circulação, porém não devem ser totalmente arredondados.
BC
F
Bem Conservada (Fine) - Uma cédula consideravelmente circulada, com muitas dobras e rugas. O papel pode estar amolecido e as margens podem apresentar pequenas faltas decorrentes do uso, porém não se admite rasgos nas dobras centrais devido ao excesso de uso. As cores são visíveis porém não brilhantes. Furos de grampeador podem ser tolerados.
R

G

Regular (Good) - Uma cédula muito pesadamente manipulada, com danos normais devido à prolongada circulação. Podem incluir muitas dobras, rasgos, manchas, furos, inscrições, cantos arredondados e uma aparência geral não muito atrativa. Não devem ter grandes rasgos e a maior parte da nota deve ser identificada.
UTG
P
Um Tanto Gasta (Poor) - Uma cédula totalmente flácida, muito pesadamente e mal utilizada. Com grandes rasgos ou pedaços faltantes, além de dobras, manchas, furos e cantos perdidos. Não devem ser colecionadas, a não ser no caso de peças muito raras.

2) Moedas


Sigla
English
Descrição
FC

UNC

Flor de Cunho (Uncirculated) - Sem apresentar o menor sinal de desgaste ou manuseio, deve ter no campo o brilho original da cunhagem. Sua orla deve ser perfeitamente cilíndrica, sem apresentar mossas ou cerceamento. Todos os detalhes da cunhagem, mesmo os mais salientes, têm de apresentar sua aparência original. Não pode haver, sob nenhuma circunstância, sinais de limpeza física ou química da moeda.
Sob. (S)
EF ou XF
Soberba (Extremely Fine) - Deve apresentar aproximadamente 90% dos detalhes da cunhagem original. Deve ter no seu campo algum brilho da cunhagem e sua orla admite uma pequena imperfeição (menos de 10%) da sua aparência original, proveniente de um pequeno desgaste, ou pequeno sinal de manuseio. Admite-se sinais de uma limpeza, que não ocasione no seu campo riscos ou manchas.
MBC

VF

Muito Bem Conservada (Very Fine) - Deve apresentar aproximadamente 70% dos detalhes da cunhagem original, porém seu nível de desgaste deve ser homogêneo. Sua orla admite uma média imperfeição (menos de 20%) de sua aparência original, proveniente de um desgaste médio, ou um médio sinal de manuseio. Admite-se sinais de uma limpeza, mesmo que ocasione no seu campo pequenos vestígios de riscos ou manchas. Seu aspecto geral deve ser agradável e de fácil identificação.
BC
F
Bem Conservada (Fine) - Os detalhes da cunhagem original devem aparecer em aproximadamente 50%, admitindo-se que alguns detalhes estejam mais aparentes em determinados setores da moeda do que em outros, principalmente nos detalhes altos da cunhagem, letras e números. A legenda e a data da moeda devem ser visíveis a olho nu, sem se recorrer à utilização da lente. A orla pode estar imperfeita em até 30% da sua aparência original.
R

G

Regular (Good) - Deve apresentar um mínimo de 25% dos detalhes da cunhagem original, com distribuição irregular dos sinais de forte manuseio sobre o campo da moeda e sua orla. A legenda e a data da moeda devem ser observadas com o auxílio de uma lente.
UTG
P (Poor)
Um Tanto Gasta (Poor) - Apresenta somente a silhueta da figura principal, e as letras da periferia, quando existirem, quase sendo engolidas pela orla desgastada. Não são colecionáveis, a não ser em casos de moedas extremamente raras.

3) Estados de Conservação Intermediários


Cédulas
10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
Brasil
FE
S/FE
Sob.
MBC/S
MBC
BC/MBC
BC
R/BC
R
UTG
Internacional
UNC
AU
EF
VF/EF
VF
VG/VF
VG
G/VG
G
P (Poor)


Moedas
10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
Brasil
FC
S/FC
Sob.
MBC/S
MBC
BC/MBC
BC
R/BC
R
UTG
Internacional
UNC
AU
EF (XF)
VF/EF
VF
F/VF
F
VG
G
P (Poor)