Variedades de Chop Mark e seu grau de raridade

Continuando nosso estudo que passou pelas cédulas de Dólar amaericano, um colega outro dia postou uma imagem de uma moeda tão cheia de chopmarks que você mal conseguir distinguir tantos carimbos, mas eu sou viciado e tive que aprender mais. Aqui estão algumas coisas que eu aprendi lendo sobre o assunto na web e pesquisando em alguns livros sobre o assunto.

As moedas com Chop mark, ao contrário da maioria das moedas que não nos dizem nada sobre onde elas estiveram, podemos falar  que as com Shop Mark. nos dizem onde estiveram e em alguns casos até em que foram usadas, e estão fortemente ligada aos eventos do dia.  As Chop marks diferem de contramarcas, na medida em que a contramarca era um monograma adicionado por um governo para  fazer a moeda aceitável para uso no país ou até mesmo remarcar seu valor por meio de um carimbo. Um dos exemplos mais conhecidos são em várias moedas coloniais espanholas  do final do século 18 e as moedas brasileiras do período colonial


As Chop marks são usadas basicamente por banqueiros e comerciantes chineses estampadas em moedas como uma defesa contra moedas falsificadas. Também as Chop marks verificavam a composição de uma moeda em seu metal precioso, e sua presença nas moedas era verificada como atestado de que era uma boa peça, e que era aceitável para o uso no comércio. As Chopmarks podem tomar uma variedade de formas tal como indicado na tabela abaixo.

Algumas variedades de chop marks

test cut
Escavada em forma de furo cônico para atestar o metal

edge cut
Talho no bordo, que era utilizado para identificar se a peça estava
 apenas banhada pelo metal precioso

small chop
Comum, pode consistir de símbolos abstratos: como círculos, estrelas e luas crescentes etc ou caracteres chineses. Mais comumente encontrados em moedas mexicanas e espanholas de 8 Reales.

large chop
Comum, geralmente composta de caracteres chineses,
  personagens ou símbolos abstratos. 

relief chop
Pequeno carimbo com caractere em relevo. São chop marks raras de se encontrar

bankers assay chop
Chop Mark de especial relevo, rara, feita por um banqueiro, 
geralmente retangular contendo dois ou mais caracteres.


relief chop
Consiste no alfabeto latino. A maioria apresentava a letra
  'S' sendo a mais comum, essa peça com a letra "H" é bem escassa.

number chop
Moderadamente escassos, apresentando os números
   8 (mais comum) seguido pelo
  número 5 que dos dois é o mais escasso.

ink chop
Estes são encontrados em vermelho, azul, roxo e preto, e podem ser difíceis de se encontrar alto grau de conservação por conta da utilização de tinta em sua marcação, muitos apresentando nos dias atuais apenas resquícios das marcações.

paper chop
A caractere de papel é comum, e é chamado de "casamento feliz".


Ainda temos um longo caminho pela frente no tocante a compreensão das Chop Marks, mas não deixe de ler os próximos posts que irão trazer ainda mais novidades sobre esses curiosos carimbos.

Bruno Diniz





Postagem Anterior Próxima Postagem