Um breve relato sobre a numismática grega

As Moedas foram inventadas no reino da Lídia, onde hoje ficaria quase que ao noroeste da Turquia. As moedas logo se espalharam para a polis independente de Ionia, na costa do Mar Egeu, e de lá para o resto do mundo grego, que na época se estendia do Mar Negro para a Sicília e sul da Itália.
A história das antigas moedas gregas pode ser dividida em três períodos, o arcaico, o clássico e o helenístico. E hoje trazemos aos amigos um artigo para auxiliar você colecionador quanto a alguns períodos distintos da numismática grega. 

Período Arcaico

No "arcaico" as moedas eram realmente difíceis, mas mais tarde foram sendo implementadas e de certa forma se tornou algo natural. Eram tidas como moedas pequenos pedaços em forma de feijão em ouro ou prata, estampadas com desenhos geométricos ou símbolos que indicam sua cidade natal. As Técnicas de cunhagem nas moedas surpreendem até hoje pelo refino em muitas peças da época, utilizavam também alguns padrões, como discos planos, e uma representação convencional de um deus ou deusa padroeira da cidade, símbolos de animais também eram bastante utilizados nesta época como a coruja de Atenas que tornou-se o mais popular.

Período helenístico

O período "helenístico" foi marcado pela disseminação da cultura grega para grande parte do mundo conhecido, como os reinos mais a leste do Afeganistão e noroeste da Índia. Comerciantes gregos espalharam moedas gregas em toda esta vasta área, e os novos reinos logo começaram a cunhar moedas. Como estes reinos eram maiores e mais ricos do que a cidades-estados gregas do período clássico, as suas moedas foram feitas em grandes quantidades, muitas vezes maior e com mais ouro. Mas muitas vezes não tinha a delicadeza estética das moedas do primeiro período.
Mesmo assim, algumas moedas greco-bactriano, e aqueles que os seguiram na Índia, os indo-gregos, são considerados os melhores exemplos da arte numismática grega com "uma agradável mistura de realismo e idealização, incluindo as muita e grandes moedas cunhadas no mundo helênico: a maior moeda de ouro foi cunhada por Eucratides I, a maior moeda de prata pelos Amintas do reino Indo-grego.
A característica mais marcante das moedas helenísticas foi o uso de retratos de pessoas que viviam, especificamente os reis. Esta prática começou na Sicília, mas foi reprovado pelos outros gregos como um sinal de arrogância. Mas os reis do Egito ptolemaico e selêucida da Síria não tinha escrúpulos, e emitiram moedas de ouro magníficas com seu próprio retrato adornado com o símbolo de seu status na parte de trás. Os nomes dos reis são muitas vezes na cunhados nas moeda. Isso estabeleceu um padrão para as moedas que tem persistido desde aquela época: um retrato de um rei, o perfil geralmente marcante como em uma pose, no anverso, com seu nome ligado como em ato heróico, e um brasão ou outro símbolo do Estado no reverso.

Cunhagem

Todas as moedas gregas eram feitas à mão, melhor do que a fabricação de moedas modernas. O projeto para o anverso era esculpido a partir de um bloco de pedra ou ferro. O design reverso era esculpida em outro. O disco liso de ouro ou de prata, aquecido até amolecer, era colocada entre os dois blocos e o bloco superior cunhada com um martelo, batia o desenho em ambos os lados da moeda. 
Era uma técnica rudimentar que produziu um grande número de falhas, enquanto a grande técnica padronizada tem as melhores moedas gregas - perfeita centralização da imagem no disco, o relevo uniforme em toda a moeda, a nitidez das margens - e é um testemunho notável do perfeccionismo grego.

Antigas moedas gregas hoje

As melhores moedas gregas são escassas. Mas os grandes tesouros de moedas gregas estão sendo encontrados em toda a Europa e no Oriente Médio, e muitas das moedas mais comuns no mercado recentemente, são vistas muitas vezes através da Internet. As moedas são a única forma de arte de idade, eles são duráveis, e não há o suficiente para ser acessível para colecionadores comuns, e o principal! Não devemos comprar esse tipo de peça sem a certificação adequada, pois você poderá incorporar em sua coleção uma peça falsa caso não observe a procedência. Uma dica é conversar e tirar duvidas com nossos amigos dos mais variados grupos existentes no facebook como o FÓRUM BRASILEIRO DE NUMISMÁTICA, tomando os devidos cuidados você certamente encontrara moedas gregas de qualidade para sua coleção.

Imagem
Algumas das moedas mais cobiçadas hoje pelos numismatas de todo o mundo

Bruno Diniz
Postagem Anterior Próxima Postagem