>>Colecione moedas, cédulas, selos e cartões telefonicos do Brasil e do Mundo!!! Venha ser um colecionador...>> Entre Cédulas, Moedas, Selos e Histórias é uma página do Historiador e Numismata Bruno Diniz >> Contato: brunocelest@gmail.com >> Siga nossa coleção no Google+ >> Inscreva-se em nosso canal no Youtube!!! >>

1º de dezembro dia do numismata!





Numismática, ou seja, estudo das moedas (nvmmvs). É considerada como uma ciência auxiliar da história e engloba outros campos como a medalística. O termo numismata é utilizado indistintamente para o pesquisador e o colecionador hobbista. 
 No Brasil, a idéia de escolher-se uma data para Dia do Numismata Brasileiro surgiu em uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira, realizada no dia 14 de junho de 1934. De posse desta idéia, diversas consultas foram feita a profissionais da área para se estipular a melhor data.
Em 1º de dezembro de 1822 foi realizada a coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, iniciava-se uma nova fase do Brasil como país indepentente. Neste dia foi lançada a primeira moeda do novo regime: 6.400 réis em ouro. Esta moeda é conhecida como Peça da Coroação e é uma das mais raras e caras moedas brasileiras, além de ser a primeira genuinamente nacional, do Brasil Indepentente.
     Outros fatos ajudam a valorizar este dia; por decreto desta data D. Pedro ordenou que se substituísse a Coroa Real do Escudo das Armas pela Coroa Imperial e, ainda, no mesmo dia, foi criada a Ordem Imperial do Cruzeiro. Eventos emblemáticos que ajudaram a solidificar o dia 1º de dezembro como o dia do numismata!

Felicidades para todos.