>>Colecione moedas, cédulas, selos e cartões telefonicos do Brasil e do Mundo!!! Venha ser um colecionador...>> Entre Cédulas, Moedas, Selos e Histórias é uma página do Historiador e Numismata Bruno Diniz >> Contato: brunocelest@gmail.com >> Siga nossa coleção no Google+ >> Inscreva-se em nosso canal no Youtube!!! >>

Lançada a moeda de Goiás. Já garantiu a sua?



Bem pessoal como todos sabem já foi lançada a moeda de Goiás e já estão pedindo um preço estratosférico por ela! Eu já comprei minha peça e você? Se não, corra e compre logo...Trago para vocês um pouco de informações sobre ela.  A moeda comemorativa, cunhada em prata, traz no anverso uma vista do conjunto arquitetônico da cidade, com destaque para a casa onde morou Cora Coralina, a poetisa que retratou em seus textos o cotidiano da cidade. Compondo o reverso, um detalhe do casario típico da região ilustra um trecho do poema Minha Cidade, de Cora Coralina: “Eu sou estas casas encostadas cochichando umas com as outras”.

A moeda faz parte da série Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil. Dessa coleção, já foram lançadas as moedas comemorativas relativas a Brasília, em 2010, e Ouro Preto, em 2011. Ainda estão previstos os lançamentos, nos próximos anos, das moedas de Diamantina (MG), Salvador, Olinda (PE) e São Luís.

O centro histórico de Goiás foi inscrito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na lista do Patrimônio Mundial, em 16 de dezembro de 2001. O conjunto arquitetônico peculiar da cidade é preservado sem alterações significativas desde o século 18, além de serem mantidas as tradições culturais, a topografia e a natureza exuberantes.

O valor de face da moeda é R$ 5, com tiragem inicial de 2 mil e máxima de 10 mil. A moeda comemorativa custará R$ 180. Os interessados podem comprar a moeda nos guichês de atendimento do Departamento do Meio Circulante do BC, em dinheiro, ou pelo site do Banco do Brasil. No caso da compra pela internet, moeda poderá ser comprada com débito em conta (para os correntistas do Banco do Brasil) ou com boleto bancário. Não serão aceitos cartões de crédito.