As moedas de alumínio



Entenda o Brasil no período:

Em 1950, Getúlio Vargas volta novamente ao poder, eleito Presidente da República, e imprime uma diretriz econômica nacionalista ao governo, preocupado com a industrialização e o controle dos recursos naturais, como petróleo, manganês, ferro e carvão; mas o recrudescimento da crise política leva o Presidente a suicidar-se em 1945, não se verificando entretanto a interrupção da trajetória do crescimento econômico.

Com a ascensão de Juscelino Kubitschek, uma política econômica mais flexível será executada, permitindo maior participação do capital estrangeiro, aliada à ação do Estado e da empresa privada nacional. Essa política desenvolvimentista gerou o maior crescimento econômico até então conhecido no país. O Plano de Metas de Kubitschek priorizava investimentos maciços em energia e transporte, além da canalização de recursos para indústrias estratégicas, mas a interiorização da capital do país com a criação de Brasília elevou substancialmente os gastos governamentais, provocando o crescimento acelerado da inflação.

Os governos subseqüentes, ambos de curta duração, restringiram-se ao enfrentamento dos problemas decorrentes da inflação e da dívida externa, bem como da redução dos investimentos estrangeiros. A adoção de uma atitude nacionalista radical, intentada pelo Presidente João Goulart, provocou envolvimentos políticos que culminaram com sua deposição do poder em 1964 por um golpe de Estado.

Quando foram lançadas as moedas puramente de alumínio:

em 1956, as divisionárias de bronze-alumínio de 2 e 1 cruzeiros e 50 centavos sofreram reduções de módulo (diâmetro) e passaram a estampar as armas da República. A elevação extraordinária do preço dos metais à época leva em seguida o governo a empregar apenas o alumínio na fabricação dessas moedas e bem assim nas de 20 e 10 centavos. Em 1962, a cunhagem de centavos foi suspensa e, em 1964, finalmente extinta.

Nossa avaliação histórica:

São moedas bastante comuns, podemos encontrar em quantidades enormes por ai. Mas a questão seria, quantas delas estão em condições de FC ou SOB? Eu particularmente acho que poucas estão enquadradas nesses padrões atualmente. Esse assunto nunca foi discutido por colecionadores e debater sobre essas moedas seria ainda mais esclarecedor para muitos numismatas.
Postagem Anterior Próxima Postagem